Categories: Regional

Casas noturnas vão ser alvo de pente-fino em Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz vai dar início na próxima semana a um novo pente-fino em casas noturnas. A ideia é verificar se os estabelecimentos estão funcionando de acordo com a legislação municipal. O governo promete fechar locais que estejam irregulares.

A determinação foi dada nessa quarta-feira, 13, pelo prefeito Telmo Kirst (PP), em reação a episódios recentes, como o incêndio no centro de treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, que vitimou dez atletas das categorias de base do clube. A ideia é vistoriar todos os espaços que reúnem grandes aglomerações de pessoas, sobretudo de jovens.

O trabalho começa na segunda-feira e deve durar pelo menos um mês, mas ainda não está definido quantos locais vão ser procurados. “Diante dos últimos acontecimentos, é preciso agir com austeridade. A vida de nossos jovens precisa ser protegida e cabe ao poder público exigir que a lei municipal seja cumprida”, alegou o prefeito.

Publicidade

Segundo o secretário municipal de Administração, Vanir Ramos de Azevedo, que vai coordenar a força-tarefa, as vistorias não serão agendadas e podem ocorrer fora do horário de funcionamento dos estabelecimentos. Nos locais, as equipes vão verificar se os alvarás de funcionamento e sanitário e os Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) estão em dia, além de checar aspectos como saídas de emergência, extintores de incêndio, capacidade de público e isolamento acústico. Se forem detectadas irregularidades, as empresas podem sofrer penalidades que vão de notificação a interdição.

A última vez que as casas noturnas foram alvo de um pente-fino foi em 2013, após a tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria. À época, a Prefeitura tornou mais rigorosa a legislação que regra a concessão de alvará de funcionamento, que passou a exigir, dentre outros, estudos de impacto de vizinhança e o PPCI. A lei também tornou obrigatória a colocação de placas informativas nos estabelecimentos (com dados referentes à capacidade e datas de vencimento das licenças) e proibiu o uso de comandas para controle de consumo em locais com capacidade superior a 200 pessoas.

Conforme Azevedo, em paralelo às vistorias, uma equipe irá analisar a legislação para verificar se são necessários novos ajustes, sobretudo quanto às exigências referentes a saídas de emergência. Dentre os órgãos que estarão mobilizados na força-tarefa estão Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Vigilância Sanitária, Secretaria de Transportes, Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) e Secretaria de Planejamento.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.