Não é toda hora que um casal decide pegar a estrada para viajar mais de 11 mil quilômetros juntos. E mais ainda: fazer o percurso em outro país. Foi o que protagonizaram a psicóloga Mariana Bauermann e o engenheiro mecânico André Pieres. Partiram na virada de 2018 para 2019 rumo aos Estados Unidos a fim de atravessar a nação de uma costa a outra, do Pacífico ao Atlântico, durante três meses.
Ainda que não fosse o plano inicial, a aventura resultou em livro. Para satisfação dos leitores, que assim podem ter acesso a peripécias vividas no caminho. Su casa, mi casa: entre o Pacífico e o Atlântico, 11 mil quilômetros e muitas histórias, elaborado por Mariana, foi editado pela BesouroBox, de Porto Alegre, com 215 páginas, e pode ser encontrado na livraria Iluminura.
Hoje com 37 anos, Mariana é natural de Tapera. Formou-se em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo e leciona em sua área, na terra natal, mas também vivencia Porto Alegre, de onde é seu marido, hoje com 39 anos. Juntos desde 2008, ela ressalta que já tinham rotina de viajar com frequência. André era funcionário da Gol, e eles aproveitavam todas as chances para voarem juntos.
Publicidade
Afora isso, foi dos pais, Arlindo e Inês, que ela diz ter trazido o gosto pela viagem e, em simultâneo, pela leitura. A familiaridade com os bons textos, de viagens (revela sua predileção por Elizabeth Gilbert) ou de outros gêneros, fica evidente no domínio da escrita que demonstra em seu livro. A partir de Los Angeles, percorreram estados com realidades de topografia, economia e formação étnica bastante diferentes. Ela o traduz em texto leve, agradável, divertido e muito informativo.
“Me determinei a transmitir sensações, a fazer o leitor visualizar ao máximo a cena, o ambiente, a beleza e as peculiaridades de cada lugar. E em exercitar minha criatividade ao escrever”, explica, por telefone, ao Magazine. Em sua estreia, Mariana vence plenamente esse desafio, como os leitores poderão inferir.
LEIA TAMBÉM: Dia mundial do livro: dez leituras essenciais para começar em 2022
Publicidade
A hospedagem na casa de famílias
A expressão do título do livro de Mariana Bauermann, Su casa, mi casa, explica-se pela disposição que ela e André tiveram de, ao longo dos 11.435 quilômetros, hospedarem-se em residências, que localizavam em aplicativos. Assim, ficaram junto a 11 hospedeiros, e puderam vivenciar a rotina dos norte-americanos dentro do lar. Isso implicou em nem sempre ter tido a comodidade que um hotel ofereceria, mas permitiu interagir com os cidadãos na vida real. Quando não ficavam em residências, optavam até por motéis de beira de estrada. E se deslocaram por vias variadas, o que incluiu trechos em bicicletas dobráveis.
Mariana diz que dois ambientes os marcaram sobremaneira. Um: o Arizona, com seus cânions, os horizontes a perder de vista, a amplitude e a geologia peculiar. Outro: New Orleans, com sua arquitetura, sua mescla de culturas e sua efervescência. A evolução da viagem ao longo dos estados (Novo México, Texas, Louisianna, Mississipi e Tennessee) foi organizada, no início de 2019, para que em março estivessem em Miami, onde, aficionados que são por tênis, pretendiam assistir ao Miami Open. E assim fizeram.
Depois de cumprida essa aventura, e depois de editado e lançado o livro, Mariana enfatiza que (ainda) não há nova aventura similar em projeto. Enquanto isso, cumpre roteiro de lançamentos da obra. Entre os planos está promover também sessão de autógrafos em Santa Cruz.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dia Nacional do Livro Infantil: confira dicas para ler com a criançada
Ficha
Su casa, mi casa: entre o Pacífico e o Atlântico, 11 mil quilômetros e muitas histórias, de Mariana Bauermann. Porto Alegre: BesouroBox, 2021. 216 p. R$ 59,90.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!