Um dos golpes virtuais mais usados atualmente por criminosos fez uma nova vítima na noite desta sexta-feira, 31, em Santa Cruz do Sul, e por pouco não terminou em tragédia. Um homem da cidade de Mariana Pimentel, na Região Metropolitana de Porto Alegre, negociou pelo Marketplace, que é uma página de ofertas de produtos no Facebook, a venda de um gerador de energia no valor de R$ 5 mil.
Após trocar mensagens com um suposto comprador de Santa Cruz, a entrega da máquina ficou marcada para esta sexta-feira, nas imediações do quilômetro 103 da RSC-287, próximo de uma pousada, no Bairro Renascença. Por volta de 20h30, o vendedor, que foi até o local com a esposa em uma Fiat Strada, chegou ao local combinado.
LEIA TAMBÉM: Polícia investiga sete casos de golpe do brique em Santa Cruz
Publicidade
Porém, visualizou dois indivíduos, um deles armado, saindo de um beco. Assustado, o morador de Mariana Pimentel entendeu que tinha caído no golpe e que não receberia o valor pelo produto, mas sim seria vítima de um assalto. Foi quando arrancou com o veículo pelo acostamento da rodovia, vindo a perder o controle e capotar em uma valeta. Os bandidos então fugiram do local em um veículo modelo sedan de cor preta. As vítimas sofreram lesões pelo corpo. O homem ainda teve um corte no rosto.
Uma ambulância da Concessionária Rota de Santa Maria fez o atendimento ao casal. Um guincho retirou o veículo do acostamento. A Brigada Militar foi acionada e atendeu a ocorrência. Guarnições realizaram buscas, mas não localizaram os assaltantes. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
O estelionato que o casal de Mariana Pimental caiu é uma variação de um golpe que já é tradicional no meio criminoso. Normalmente, em vez de tentar adquirir produtos como neste caso, estelionatários criam anúncios de produtos ou veículos inexistentes, com imagens de internet, nos grupos de negociações nas redes sociais. Os preços bem abaixo do mercado acabam atraindo compradores de todo o Estado. Ao chegar no local combinado, porém, as vítimas dão de cara com assaltantes armados, que roubam pertences e dinheiro.
Em Santa Cruz do Sul, há grupos especializados atuando neste tipo de crime. Alguns já foram alvos de ações policiais. Ainda em 2021, uma investigação da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) identificou um bando que atuava em delitos do tipo, usando anúncios falsos de uma picape Ford Pampa. Já na época, o delegado Alessander Zucuni Garcia comentou que existia a possibilidade de mais grupos estarem realizando crimes do tipo na cidade.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.