Três mulheres com muitas ideias, vontade de fazer, com experiências de vida distintas, porém unidas pela mesma visão de que viver é aprender e criar irão lançar na próxima semana, em Rio Pardo, o Projeto Porão 1121. Instalado no espaço da Casa Raupp, na Rua Almirante Alexandrino, número 1121, o objetivo da iniciativa é identificar e colocar à disposição da comunidade rio-pardense e dos municípios vizinhos, oportunidades diversas para um maior enriquecimento profissional, cultural e social. O charmoso espaço na cidade irá abrigar oficinas, palestras, cursos, mesas-redondas, demonstrações, exposições e outros eventos artísticos, culturais, profissionais e sociais que possam contribuir para o desenvolvimento local e regional.
LEIA TAMBÉM: Exposição conta história de Biágio Tarantino em Rio Pardo
O lançamento do projeto será na próxima quinta-feira. A palestrante será a estrategista de Mar-keting e Vendas para pequenos negócios, Priscila Marocco, com o evento Conect – Conhecimento e Networking para Empreendedores, das 19h30 às 22h30. A nova iniciativa surgiu das conversas entre Magdala Raupp (Magda), Cristina Panatieri (Tina) e Luciana Ferreira (Lu). A coordenação das atividades será dividida entre as três de acordo com as suas habilidades e interesses. Assim, Magda fará a coordenação geral, aproveitando os mais de 30 anos de experiência em gestão e avaliação de projetos como líder de equipe (Team Leader) nos quatro cantos do mundo. Tina e Lu ficarão com o planejamento, a organização e a execução.
Publicidade
Magda explica que irá se preocupar com o monitoramento e a gestão do projeto e seus resultados. Tina e Lu vão zelar para que as atividades sejam implementadas de acordo com o planejado. Cada evento será avaliado, e Magda será responsável pela criação do instrumento de avaliação e pela análise dos resultados obtidos. “Vamos cobrar o ingresso aos eventos e eventualmente cadastrar o projeto para utilizar leis de incentivos fiscais e responder a editais de financiamento de projetos com características semelhantes ao Porão 1121”, explica Magda.
Com a experiência de iniciativas anteriores, como o Rio Pardo em Foto, as idealizadoras do novo projeto propõem a identificação de especialistas em diversos setores, como cultura, história, saúde, bem-estar, culinária, psicologia, bem como em outras áreas de interesse, e criar um calendário de eventos regulares. “Estamos conscientes dos muitos benefícios de viver em uma cidade pequena como Rio Pardo, mas sentimos falta de um mecanismo que traga à comunidade maiores oportunidades de experiências e de vivências transformadoras”, afirma Magda.
LEIA TAMBÉM: Filmes selecionados para o Festival Santa Cruz de Cinema vão ser conhecidos em setembro
Publicidade
O planejamento prevê a realização de uma atividade por evento. Inicialmente, será a cada dois meses, aumentando para um por mês ou mais à medida que o projeto fizer progresso. Os telefones de contato são (51) 99308 0671 e (51) 99632 7443.
Onde as coisas acontecem
O porão da Casa Raupp, que tem mais de 200 anos, demonstrou há algum tempo a sua capacidade de atrair pessoas para os eventos que ali são realizados. Magda Raupp e Cristina Panatieri participaram do grupo que idealizou o Rio Pardo em Foto, que no ano passado teve a sua oitava edição. A equipe reuniu fotógrafos que eram conhecidos e/ou amigos dos idealizadores, pediu ao Centro Regional de Cultura Rio Pardo permissão para fazer a exposição em uma de suas salas, pintou painéis, paredes e tudo o mais necessário para montar a exposição manualmente.
Magda recorda que a exposição de fotos inicialmente era para ser no porão da sua casa, mas o número de fotógrafos que responderam ao chamado cresceu muito rápido. Já na segunda edição, o grupo conseguiu atrair a atenção do Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), que passou a colaborar com a iniciativa. Depois disso, diante do crescimento do projeto e com a perspectiva de se tornar ainda mais relevante, o Centro Regional de Cultura assumiu a administração da iniciativa.
Publicidade
Quem são as idealizadoras
Magdala Raupp (Magda): pós-graduada em Gestão e Avaliação dos resultados de projetos de desenvolvimento (Universidade da Califórnia, Los Angeles, USA). Trabalhou em toda a América Latina, Caribe, América do Norte e em mais de 20 projetos na África financiados pela United States Agency for International Development (Usaid), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e outras agências de desenvolvimento, como Organização das Nações Unidas (ONU), bancos de desenvolvimento, e outros. Ela traz para o Projeto Porão 1121 uma extensa experiência em monitoramento e gestão de projetos e avaliação dos resultados obtidos.
LEIA TAMBÉM: Projeto para construção do Parque do Imigrante vai para votação
Cristina Panatieri (Tina): empreendedora, criadora/idealizadora do Mundo em Casa, trabalha com materiais nobres mas reciclados para a decoração de casa e com peças garimpadas em muitos locais do mundo, com o propósito de demonstrar a importância do “não jogar fora”, mas sim reciclar. Cristina, criadora do Mercado no Porão, traz para o Projeto Porão 1121 uma capacidade impecável de organização, uma intensa atividade criativa, uma enorme habilidade de perceber detalhes e compreender o que funciona e o que não funciona.
Publicidade
Luciana Ferreira (Lu): empreendedora, com formação em Gastronomia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Lu tem grande capacidade de planejamento, percepção apurada de detalhes e excelente habilidade de comunicação. A tarefa de garantir que os instrumentos de avaliação sejam entregues e devolvidos com a informação necessária, bem como a contabilidade do projeto ficarão a cargo de Lu, diante da sua habilidade de comunicação, experiência na área financeira e preocupação com detalhes.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade