Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Casa das Artes Regina Simonis planeja buscar novos associados

Foto: Lula Helfer

A Associação Pró-Cultura Casa das Artes Regina Simonis elegeu no último sábado, 12, a nova diretoria que estará à frente da instituição pelos próximos dois anos. Fechado durante alguns meses em função da pandemia de Covid-19, o local reabriu em outubro com a mostra Flores Concretas, do artista Marcelo Hübner e atualmente exibe a Exposição de Natal 2020. A reabertura foi possível seguindo os protocolos de distanciamento vigentes, como uso de máscara e álcool gel e com visitantes em número limitado, para evitar aglomerações.

O arquiteto Milton Keller permanece na presidência na nova gestão, Danúbio Zitzmann será o 1º vice-presidente e Maria Celita Scherer a 2ª vice-presidente. “Nos cargos mais importantes ficaram pessoas que se mostraram mais interessadas durante a minha primeira eleição. Nos outros, foram escolhidos associados que se propuseram a colaborar nos próximos dois anos”, conta Keller.

LEIA MAIS: Casa das Artes Regina Simonis reabre com mostra de Marcelo Hübner

Publicidade

Uma das ênfases da nova gestão será atrair novos associados. “Mais associados são nossa esperança para ter um caixa permanente e que possa manter a estrutura em ação. As colaborações de empresas são fundamentais para alavancar restaurações, limpeza e manutenção predial. A Prefeitura tem nos auxiliado em muitas ações neste último ano.” Para se associar é só preencher uma ficha na Casa das Artes. O custo fica em R$ 150,00 em parcela única ou R$ 15,00 mensais.

Apesar do período de recesso em função da pandemia, a associação continuou trabalhando em projetos de arrecadação de verbas para as demandas da Casa das Artes e a manutenção do espaço. “Apenas as atividades expositivas ficaram prejudicadas. Já na captação de recursos para promoção da arte, cultura e educação tivemos êxito com o deferimento de vários projetos junto ao Município e o Estado”, explica o presidente.

Uma das preocupações é com a estrutura física, já que o prédio histórico tem quase 100 anos. “Além do que já foi feito na primeira gestão, precisamos agir com rapidez para manter sua integridade, pois o tempo foi seu maior inimigo, somados os anos em que não houve restaurações. Portanto, ações de obras civis são sempre necessárias.” O imóvel pertence ao governo do Estado e é cedido para uso da associação. Antes da reabertura, fachadas e calçadas foram lavadas para melhoria do aspecto exterior.

Publicidade

LEIA MAIS: Casa das Artes Regina Simonis exibe atrativos culturais e artísticos de Natal

Além da revitalização do andar térreo, a intenção é permitir a visitação ao segundo andar, onde foram realizadas melhorias, como tubulações elétricas novas, recolhimento de entulhos e limpeza das janelas e do piso. Conforme Milton Keller, o objetivo da gestão é participar de mais projetos culturais para proporcionar aos artistas, músicos e atores atividades de visibilidade, além de uma extensa agenda expositiva comandada pelo 1º vice-presidente Danúbio Zitzmann.

REPARO NO PIANO

Publicidade

Nesta semana o piano meia cauda da marca alemã Rud Ibach Sohn, que pertence à Casa das Artes, passou por reparos e foi afinado por um técnico de Porto Alegre. A manutenção na quinta-feira foi custeada com recurso proveniente de um dos editais da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Conforme Maria Celita Scherer, o piano foi doado à Associação PróCultura em novembro de 2011 por Jorge Roberto Ortiz Domingues. Além da afinação, o técnico realizou a substituição de cordas e a troca de revestimento dos martelos. O instrumento agora poderá ser utilizado nos eventos realizados no local, como concertos e recitais.

LEIA MAIS: Um olhar sobre a obra e vida de Regina Simonis

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.