Categories: Cultura e Lazer

Casa das Artes vai reabrir com mostra sobre formas de expressão

A Casa das Artes Regina Simonis reabre ao público na semana que vem com nova exposição. Após o fechamento devido à pandemia ocorrido no início deste ano, o espaço dedicado às artes e à cultura no coração de Santa Cruz do Sul recebe a partir de quinta-feira a mostra Formas de Expressão. A Bublitz Galeria de Arte é responsável pelo acervo que será exposto no local, composto por tapetes orientais, principalmente indianos e iranianos, e obras de arte contemporânea, entre esculturas, gravuras e pinturas de artistas brasileiros.

Segundo o vice-presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Danúbio Zitzmann, a programação celebra os 33 anos da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, comemorados em junho, e também o aniversário da Galeria Bublitz, que será em setembro. Danúbio conta que a nova etapa a ser iniciada com a exposição será um projeto inédito para a Casa das Artes Regina Simonis. A atividade inclui oficinas de pintura e um workshop.

Tema clássico do artista Aldemir Martins, outra peça da mostra

As oficinas ao vivo serão ministradas pelos artistas Marcelo Hübner e Márcia Marostega, com datas e horários a serem divulgados pelas redes sociais da Casa das Artes. Já na sexta-feira, 16, a abertura oficial será com o workshop “Por que uma obra de arte tem valor”, conduzida pelo marchand Nicolas Bublitz, especialista no assunto.

Publicidade

O acervo cria oportunidade para interessados em criar sua própria coleção, já que todas as peças estarão à venda. As principais obras são de nomes como Aldemir Martins, Carlos Scliar, Flavio Scholles, Iberê Camargo, Kenji Fokuda, Vasco Prado, Victor Hugo Porto e Angelo Guido, entre outros. A visitação será gratuita, entre os dias 15 de julho e 24 de agosto, das 10 às 17 horas durante a semana e das 10 às 14 horas aos sábados. A Casa das Artes segue protocolos adotados em espaços públicos, como controle do número de visitantes, uso obrigatório de máscara, tapete sanitizante e álcool gel disponível na entrada.

Obra de Victor Hugo Porto que poderá ser conferida no local

A expectativa de uma retomada segura
Assim como ocorreu no ano passado, no começo de 2021 a Associação Pró-Cultura foi obrigada a encerrar prematuramente a exposição Da Loucura à Lucidez, que estava em cartaz no local, em virtude do recrudescimento nos índices de contágio do coronavírus e da necessidade de intensificar a prevenção à saúde. “Mantemos tudo montado, na esperança de reabrir em poucos dias, mas o tempo foi se arrastando, até que o inevitável aconteceu no final de abril. Desmontamos e devolvemos o acervo aos proprietários”, conta Danúbio Zitzmann. Agora, passados quase seis meses, a diretoria acredita que é possível retomar a agenda de forma segura.

Mesmo no período sem exposições, a Casa das Artes seguiu apoiando os artistas locais com outras atividades, recebendo apoio da Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul e da Lei Aldir Blanc. “Investimos em novas frentes, em projetos como o ‘Circuito Arte na Casa’, ligado a redes sociais, e as oficinas práticas de arte, que aconteceram com poucos participantes; e também na modalidade virtual, dando suporte a artistas locais e ao nosso público mais fiel.” Com a retomada, a programação para o segundo semestre tende a ser montada e divulgada já nas próximas semanas.

Publicidade

SERVIÇO
O quê: exposição Formas de Expressão
Onde: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651, no Centro)
Quando: de 15/7 a 24/8, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas; e aos sábados, das 10 às 14 horas
Apresentação: Bublitz Galeria de Arte

LEIA MAIS: Casa das Artes Regina Simonis realiza a primeira exposição do ano

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.