Em meio à celebração da cultura alemã através da 39ª Oktoberfest, a Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, lançou nessa terça-feira, 15, exposição de obras de um alemão reconhecido no âmbito arquitetônico. A mostra “Theo Wiederspahn: Arquitetura Erudita da Imigração Alemã” ficará disponível até este domingo, 19, com entrada gratuita, e pode ser visitada entre esta quarta, 16, e sexta-feira, 18, das 10 às 17 horas, e no sábado, das 9 às 16 horas. Também poderá ser conferida no domingo, durante o segundo desfile da Festa da Alegria.
A exposição destaca a obra do arquiteto Theodor Alexander Josef Wiederspahn, ou Theo Wiederspahn, que emigrou para o Brasil em 1908. Em mais de quatro décadas vivendo em Porto Alegre, ele se dedicou a diversos projetos, como o Hotel Majestic, hoje Casa de Cultura Mario Quintana, e o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs). Há indícios de que possa também ter sido o autor do projeto do prédio que abriga atualmente a Casa das Artes em Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil vai receber homenagem na Câmara dos Deputados
Publicidade
A arquiteta alemã Vera Grieneisen, responsável pela curadoria, explica que o objetivo é promover a imaginação sobre a trajetória de Wiederspahn, que começou sua carreira como assistente de um engenheiro e, ao longo do tempo, adaptou seu estilo, atendendo às demandas do público. “Não havia essa pressão para ele seguir um estilo só, havia muita liberdade e ele aproveitou disso”, afirma.
A ideia surgiu em uma exposição realizada em Porto Alegre, em 2022, que continha quadros e desenhos de Wiederspahn. A partir disso, surgiu uma colaboração com o departamento de arquitetura da universidade de Darmstadt, na Alemanha, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde ministrou uma disciplina. Os alunos recriaram em 2D e 3D as grandes obras do arquiteto, já que o acervo original foi perdido. As estruturas presentes na exposição apresentam detalhes minuciosos, permitindo uma apreciação mais rica de suas criações.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe circuito cultural com acesso gratuito neste sábado; veja programação
Publicidade
Naturalizada brasileira e residente na Alemanha há meio ano, Grieneisen ressalta a importância de Santa Cruz do Sul como um centro da identidade alemã no Brasil. Ela diz que o apoio do Instituto Goethe e do Consulado Geral da República Federal da Alemanha, em Porto Alegre, para a realização da exposição reforça o interesse local pela história da imigração alemã. Após concluir seu período em Santa Cruz, a exposição estará em Porto Alegre, a partir da próxima quarta-feira, 23.
Durante a cerimônia de abertura da exposição, na manhã dessa terça, a secretária municipal de Cultura, Roberta Pereira, destacou a importância da exposição ao promover reflexão sobre a contribuição dos imigrantes e a preservação do patrimônio arquitetônico local. Também enfatizou o compromisso do trabalho em conjunto para proteger a herança cultural do município e o repasse dos conhecimentos às futuras gerações.
Publicidade
A vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andréia Valim, parabenizou a Associação Pró-Cultura pelo trabalho desenvolvido e pelo impacto positivo na divulgação da cultura para a região, assim como destacou o trabalho de Vera Grieneisen. “Que bom que temos a oportunidade de ver os projetos que foram executados e os que permaneceram em fase de concepção”, ressaltou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.