A Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, ingressa em 2023 com nova equipe diretiva. Uma das mais tradicionais entidades de atuação voltada às artes e à cultura na região passa a ser conduzida por aquela que certamente é a mais jovem presidente a assumir a função, a arquiteta santa-cruzense Carolina Gottert Knies, de 34 anos. A renovação ainda é confirmada com a integração de outros jovens, entre eles um dos vice-presidentes, o empresário Yuri Hirsch, de 25 anos, ao lado da outra vice, Isabel Zanetti, ela remanescente da equipe que há muitos anos assessora a gestão desse espaço.
Na quarta-feira, Carolina e seus vices, Isabel e Yuri, visitaram a Redação da Gazeta do Sul, quando apresentaram planos e diretrizes da nova diretoria para a gestão de dois anos. A eleição do novo time, efetivada no dia 10 de dezembro, ocorreu na reta final do ano em que, afinal, o prédio histórico ocupado pela Casa das Artes completou 100 anos. Essa data, importante num cenário além de tudo marcado pelo centenário da Semana da Arte Moderna de 1922, amplia ainda mais o simbolismo do ambiente mantido pela Associação Pró-Cultura.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz inaugura Centro de Oficinas Culturais
Publicidade
Carolina faz questão de enfatizar a importância da participação dos associados, e agradece pela colaboração nas atividades, bem como à equipe que com ela assume a gestão. “Nossa missão como difusores da cultura só existe na interação com as pessoas, porque a arte só acontece quando o público está presente”, frisa.
A nova presidente reforça que em 2023 a própria Associação Pró-Cultura comemora 35 anos, no dia 16 de junho. Sua intenção é marcar a passagem da data com congraçamento comunitário. Ainda que sendo mais jovem do que os presidentes que a antecederam, ela já tem forte envolvimento com as ações da entidade, na organização de eventos.
Por sinal, uma das marcas da instituição é justamente a estruturação de agenda de exposições e mostras de artes, pautada sempre pelo ecletismo, e de palestras, oficinas e espetáculos musicais. Por isso, uma das primeiras providências da nova equipe foi agilizar a definição de calendário de exposições para 2023. Após o recesso normal de início de ano, até o final de janeiro serão exibidas no salão principal obras da artista que dá nome à Casa das Artes, a santa-cruzense Regina Simonis, e que integram o acervo da entidade.
Publicidade
Ao lado dessas telas estão gravuras de Vasco Prado remanescentes de conjunto alusivo a Dom Quixote, no passado adquirido pela Associação Pró-Cultura para comercialização, cuja renda reverte para auxiliar no custeio da manutenção da Casa. Carolina informa que as gravuras estão à venda a valores promocionais, para estimular interessados ou colecionadores de arte.
LEIA TAMBÉM: Associação Pró-Cultura de Santa Cruz elege nova diretoria para o biênio 2023/2024
E já no dia 31 de janeiro será aberta a primeira exposição efetiva de 2023, que constará de peças do acervo pessoal do arquiteto e colecionador Milton Keller. Ele justamente antecedeu a Carolina na presidência da Pró-Cultura, tendo envolvimento de longa data com o ambiente cultural e artístico, e inaugura, desse modo, o calendário de mostras artísticas deste novo ano.
Publicidade
Uma das primeiras medidas da nova diretoria da Associação Pró-Cultura foi o lançamento de chamada aberta para convidar artistas ou instituições interessados em expor no calendário da Casa das Artes em 2023. Esse espaço sedia mostras mensais, de maneira que a ocupação costuma ser concorrida. “Nós queríamos abrir a oportunidade para que todos, da cidade ou de outras regiões, pudessem manifestar sua intenção, ou se candidatar”, diz Carolina.
A chamada foi feita num primeiro momento via mídias sociais da Casa. “O retorno foi intenso, e de várias cidades, o que nos permitirá fazer uma boa seleção.” Carolina informa que interessados ainda terão até o final de janeiro para enviar propostas ou manifestar seu desejo de expor na Casa das Artes. Em breve será lançada chamada específica para a ação Arte na Garagem, que ocupa um dos anexos da Casa das Artes, na Rua Júlio de Castilhos.
Presidente:
Carolina Gottert Knies
Publicidade
Vices:
Yuri Hirsch e Isabel Zanetti
Secretárias:
Ana Amélia Garcia
Lisiane Syperreck
Tesoureiros:
Régia Maria Hermes Eichenberg
José Gaspar Hermes
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.