Artefatos e práticas de cura transmitidos de geração em geração entre as famílias, na cidade e no meio rural, motivam a nova exposição que entra em cartaz nesta sexta-feira, 17, na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul. A professora universitária Giana Diesel Sebastiany assina a autoria das imagens, num total de 50, que estarão em exibição, todas em preto-e-branco e no formato A4. A abertura e o lançamento da mostra Fotos, Prosa e Verso: Artefatos de Cura e Educação ocorrerão nesta sexta, às 19 horas, e a partir de sábado, 18, o acervo poderá ser conferido pela população, até o dia 1º de abril.
Além das fotos, selecionadas entre cerca de 300 que Giana produziu, o conjunto motiva o lançamento de um livro. A ação decorre de um projeto de pesquisa em pós-doutorado que ela desenvolveu no segundo semestre de 2022, em Sobradinho, terra natal dela. O orientador do trabalho, professor Camilo Darsie de Souza, assina junto a mostra e o livro que dele resultam; o mesmo ocorre com Gabriel Steindorff, responsável pela edição das imagens e pela editoração.
LEIA TAMBÉM: Teatro Mauá recebe espetáculo “Gratiluz, com Drª. Rosângela” neste sábado
Publicidade
Giana explica que às fotos buscou agregar outros elementos ou recursos sensoriais, como trechos de poemas ou de textos associados a artefatos ou recursos de cura adotados na cultura popular, bem como canções da MPB em sintonia com a temática. Uma primeira mostra desse conjunto fora promovida ao final de 2022 junto à Feira do Livro de Sobradinho. A exemplo daquela ocasião, o evento desta sexta também permitirá ao público se familiarizar com chás e ervas costumeiramente preservados e consumidos pelas famílias.
O projeto foi desenvolvido por Giana, há 25 anos vinculada à Unisc, com oito agentes de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), programa do governo federal, em Sobradinho, quatro em área urbana e quatro no meio rural. A preocupação da artista foi avaliar a percepção que os agentes tinham da permanência ou adoção, junto à população, de práticas culturais transmitidas de geração em geração. É o caso de chás, ervas, essências, ou mesmo da presença de benzedeiras nas comunidades.
LEIA TAMBÉM: “Shazam!” está de volta às telonas de Santa Cruz; veja a programação dos cinemas
Publicidade
Ela própria foi a campo para documentar, em fotografia, elementos ainda presentes. Assim, a religiosidade, o cultivo de chás e ervas medicinais, os artefatos mantidos, em paralelo a tratamentos ou medicações ministradas por profissionais da saúde, tudo isso transparece em imagens. O suplemento Magazine, na edição de final de semana da Gazeta do Sul, também abordará a mostra.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade