A união entre a arte e o elemento natural das pedras é a temática da nova exposição da Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul. Com abertura às 18 horas desta terça-feira, 3, a mostra Pedras em Sinfonia II reúne obras de 14 artistas visuais e escultores de diversas partes do Rio Grande do Sul. Eles compõem a Confraria das Pedras, fundada em 2017 na cidade de Canela.
O artista e um dos coordenadores do grupo, José Kanan, destaca que a exposição terá obras feitas com diversos materiais, como basalto, mármore e granito. Algumas estarão à venda. “São figuras abstratas, e cada visitante poderá admirar e ter a sua própria interpretação de cada uma”, explica. Conforme Kanan, será a segunda exposição interiorizada do grupo.
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro de Venâncio Aires recebe mais de 15 mil visitantes
Publicidade
Pelo menos 50 artistas já participaram de exposições através da Confraria das Pedras. Um deles é Alceo Luiz de Costa, natural de Alpestre mas radicado em Santa Cruz há 23 anos. O artista plástico e escultor já participou de outras exposições na Casa das Artes, mas será a primeira com a equipe a qual integrou em 2010. “Entrei em contato há cerca de dois anos e agora a organização disponibilizou o espaço para nossa mostra”, conta.
Alceo lembra que foi incentivado a ingressar na arte das pedras pelo escultor João Bez Batti, considerado por ele um grande mestre. “Acabei me apaixonando por essa arte”, relembra. Durante a exposição, Costa disponibilizará as obras O impacto e A vida. Segundo ele, suas esculturas em granito e basalto desenvolvem a temática do movimento e instigam questionamentos sobre a origem da vida.
LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema vai impulsionar mercado audiovisual
Publicidade
A exposição Pedras em Sinfonia II terá vernissage nesta terça-feira, 3, a partir das 18 horas, com entrada livre para o público. A mostra poderá ser visitada gratuitamente até 11 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas, e nos sábados, das 9 às 16 horas. Pedras em Sinfonia II tem a coordenação de José Kanan e é organizada pela Confraria das Pedras, em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves.
LEIA TAMBÉM: Feira de artesanato e passeio ciclístico movimentam Vale do Sol
A exposição Pedras em Sinfonia é oriunda da Chamada Aberta, realizada pela Associação Pró-Cultura. A ação convida artistas que tenham interesse em expor na Casa das Artes Regina Simonis para enviarem suas sugestões. Diversas exposições ocorreram por meio dessa iniciativa.
Publicidade
A Chamada permite o envio de sugestões que serão realizadas em 2025. Artistas visuais, de qualquer manifestação cultural, podem enviar sua proposta para o e-mail proculturars@yahoo.com.br. O texto deve contar com as seguintes informações: nome, contato, redes sociais, exposição coletiva ou individual, técnica, quantidade estimada de obras e release para a proposta curatorial. As sugestões podem ser encaminhadas até outubro.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.