Casa da Criança: 69 anos voltados ao desenvolvimento da primeira infância

Associação de Educação Familiar e Social do Rio Grande do Sul (Casa da Criança) é reconhecida na comunidade santa-cruzense pela excelência no atendimento à primeira infância. Com 69 anos de atuação, a diretoria da instituição apresentou para a imprensa, nesta quinta-feira, 3, durante um café da manhã, os objetivos alcançados após cinco anos da mudança de gestão e o planejamento para 2022. “Contamos com o apoio do Poder Público, entretanto, também precisamos do apoio da comunidade para garantir que a Casa da Criança desempenhe o seu papel de garantir o desenvolvimento das crianças”, salientou o presidente da instituição, Gilson Alves.

A Casa da Criança é coordenada, voluntariamente, por um grupo de pessoas da comunidade, que desenvolvem o trabalho desde 2017, quando a instituição passou por um processo de readequação na administração, com a saída das irmãs da congregação Sociedade das Filhas do Coração de Maria. “Neste período, já podemos comemorar os primeiros resultados da reestruturação, em que adequamos a instituição aos modelos de gestão escolar atual, em que o foco está no atendimento integral à criança e em investimentos e melhorias da estrutura física”, destaca Alves.

LEIA MAIS: Adoção tardia: uma decisão que transforma vidas

Publicidade

Na área pedagógica, a entidade visa ao desenvolvimento integral da criança em seus aspectos cognitivos, motores e emocionais. “Em nossa instituição, respeitamos uma infância permeada por diversas vivências e experimentações, valorizando o contato com a natureza e suas relações em cada contexto. Para cada fase de desenvolvimento da criança, é necessário um olhar diferenciado. Isso traz sensibilidade e apoio às crianças e famílias que fazem parte da Casa da Criança”, destaca a coordenadora Pedagógica, Maiara Aline dos Santos da Rosa.

Dentro do processo de reestruturação, a Casa da Criança está em fase de adaptações, visto que foram feitas as transições para as novas salas, o que fortalece, gradativamente, novos vínculos com os envolvidos: criança, educador e família. O atendimento às famílias é realizado de acordo com o desenvolvimento da rotina e das necessidades pontuais de cada uma. “Sempre com o objetivo de melhor acolher, compreender e desenvolver as crianças”, completa a coordenadora.

A Casa da Criança está localizada na Rua Carlos Trein Filho, nº 1.632, no centro de Santa Cruz do Sul. O local atende crianças de zero a 6 anos, por meio de convênios com a Prefeitura e empresas, bem como disponibiliza vagas particulares. Para 2022, a instituição possui 188 vagas, sendo que 22 ainda estão disponíveis.

Publicidade

LEIA MAIS: Reunião especial vai debater adoção e apadrinhamento de menores em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.