Categories: Geral

Casa Civil reafirma tendência de apoio ao setor do tabaco na COP

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi enfático ao encerrar a reunião com os representantes da cadeia do tabaco, realizada no fim da manhã desta terça-feira no Palácio do Planalto, em Brasília. “Não temos como afirmar, mas podemos dizer que há uma tendência de preservar o setor do tabaco nas discussões da COP 7”. Vinda do segundo homem na hierarquia do governo federal, a frase encheu de entusiasmo os participantes do encontro.

Durante 45 minutos, representantes de entidades como Afubra, Sinditabaco, Fetag, Contag e Faep argumentaram com o ministro Padilha sobre o impacto devastador que uma restrição severa ao plantio do tabaco causaria aos três estados do Sul do Brasil. Os deputados federais Heitor Schuch (PSB) e Sérgio Moraes (PTB) e os deputados estaduais Marcelo Moraes (PTB) e Elton Weber (PSB) também participaram da reunião.

A receptividade de Padilha deixou todos os participantes com boas expectativas em relação ao tema. Mas a definição de qual será a postura da delegação brasileira na COP 7, que ocorre no início do mês que vem na Índia, só deverá sair após a próxima reunião interministerial, que estava prevista para a tarde de hoje mas foi adiada para os próximos dias.

Publicidade

Em entrevista exclusiva à Gazeta do Sul no fim de semana, Eliseu Padilha disse que trabalha em defesa do setor do tabaco junto ao governo. Ele detalhou que dos ministérios envolvidos nas discussões sobre a COP 7, apenas os da Saúde e Relações Exteriores têm posição mais firme contra o tabaco. Os demais (Agricultura, Fazenda, Comércio Exterior e Planejamento) apoiam o setor produtivo.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.