Celebrado em 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos tem gerado mobilizações em diferentes meios com o objetivo de conscientizar a sociedade acerca da importância desse gesto. Além das instituições de saúde, como hospitais e clínicas, as ações chegaram aos cartórios gaúchos.
Com o propósito de apoiar e difundir esse tipo de atitude, a Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades extrajudiciais gaúchas disponibilizam cartazes da iniciativa para impressão e fixação nas serventias do Estado.
LEIA TAMBÉM: HSC promove ação alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos
Publicidade
Em Santa Cruz do Sul, o 1º Tabelionato de Notas de Santa Cruz do Sul – Cartório D. Martins aderiu à causa. Segundo o tabelião titular do estabelecimento, Luiz Dias Martins Filho, a intenção é estimular a reflexão a respeito do tema. Ele lembra, por exemplo, o fato de que uma pessoa pode beneficiar até outras oito com a doação de órgãos. Por mais que esse assunto seja amplamente divulgado, Martins ressalta que ele deve ser tema constante de reflexão e conversa entre as famílias.
Esta é a primeira vez que o cartório santa-cruzense participa da atividade, e a aceitação tem sido positiva. Além das conversas com os usuários, o ambiente foi preparado de acordo com a temática. Para tanto, as equipes estão usando camisetas verdes com a identidade visual da campanha. No local, também foram afixados cartazes alusivos ao Setembro Verde.
LEIA MAIS: Perguntas e respostas: tire dúvidas sobre a doação de órgãos
Publicidade
O Dia Nacional de Doação de Órgãos foi instituído pela lei 11.584/2.007, como forma de ampliar a discussão e compreensão em torno desse assunto. Para ser doador, basta informar à família sobre essa vontade. A doação somente é possível com o consentimento escrito dos familiares. Por esse motivo, a recomendação é que aqueles que pretendem ser doadores manifestem esse desejo às pessoas próximas.
A ação educativa é promovida pela Anoreg/RS e o Fórum de Presidentes das entidades extrajudiciais gaúchas, por meio da Viavida Pró-doações e Transplantes, organização não governamental que atua há mais de 20 anos promovendo a doação de órgãos e tecidos no Estado. Neste ano, mais de 70 cartórios participam da iniciativa.
LEIA TAMBÉM: Captação de órgãos do filho do deputado federal Marlon Santos é a terceira realizada no HCB neste ano
Publicidade
Uma dúvida frequente é quanto aos custos do procedimento. Conforme a Viavida, as despesas do processo são custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de remoção de órgãos é efetuado por equipes médicas, assim como as cirurgias de implante.
Segundo Martins, desde 2004 existe a Pousada Solidariedade, um espaço mantido pela Viavida. Ele hospeda gratuitamente pessoas necessitadas que estejam nas etapas pré e pós-transplante, mais um cuidador. A casa está localizada na Rua São Mateus, 815 (Bairro Jardim do Salso), em Porto Alegre. A pousada é mantida por contribuições, que podem ser realizadas por meio do Banrisul, agência 1167, conta 06.062018.0-5, via pró-doações e transplantes, CNPJ: 04.043.606/0001-65.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.