Categories: Regional

Cartório eleitoral não terá atendimento durante feriadão de Carnaval

Os eleitores de Santa Cruz do Sul que ainda precisam fazer o cadastramento biométrico devem ficar atentos aos horários de atendimento. O coordenador da Central do Eleitor, Marcelo de Freitas, destaca que o Cartório Eleitoral estará fechado na segunda e terça-feira da semana que vem devido ao feriadão de Carnaval.

O expediente vai ser retomado somente na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 14 horas. Segundo Freitas, nos últimos dias o movimento para fazer a biometria aumentou e cerca de 400 pessoas são atendidas por dia. “Infelizmente, a demanda ficou muito grande no final e as pessoas vão ter que ter um pouco de paciência”, disse.

Conforme o coordenador da Central, dos 103 mil eleitores do município, cerca de 75 mil já conseguiram concluir a biometria. A estimativa do cartório é de que até o final do prazo, no próximo dia 11, mais 15 mil pessoas sejam atendidas.

Publicidade

A possibilidade de ampliação do período para realizar o recadastramento não está descartada. Nesta manhã, uma grande fila se formou em frente ao Cartório antes das 9 horas, quando começou o atendimento. Até as 9h30, foram distribuídas 200 fichas de atendimento. Considerando as pessoas prioritárias que ainda devem comparecer durante o dia e o limite de 400 senhas diárias, há apenas mais 100 fichas que podem ser distribuídas para o público em geral.

LEIA MAIS: Como fazer a biometria? Veja quatro dúvidas respondidas

Será que eu preciso?

Publicidade

Como nas últimas eleições foram importados dados do Instituto Geral de Perícias (IGP) para a votação com biometria, muitos eleitores não sabem se devem ou não fazer o cadastramento biométrico. “Não basta o eleitor ter votado com a digital em 2018. Isso não supre o recadastramento biométrico”, comentou Freitas.

Ele afirmou que o eleitor também não deve confiar nas informações buscadas apenas na internet. “Ao consultar a sua ‘situação biométrica’ na internet pode constar ‘biometria coletada’, o que também não significa que ele está dispensado de vir ao cartório, se ainda não veio.”

O modo mais confiável de o eleitor saber, enfim, se precisa ou não ir até o cartório, é conferir o próprio título de eleitor. Se houver a inscrição “identificação biométrica”, no canto superior direito, ele não precisa fazer o recadastramento. Caso não conste a inscrição, é preciso ir ao cartório.

Publicidade

Quem tem a inscrição “identificação biométrica” no documento não precisa participar do recadastro

Como fazer

Quem não fizer o processo, terá o título cancelado e não poderá votar em outubro. Sem o título de eleitor, também não é possível emitir passaporte nem carteira de identidade. Se tiver função ou emprego público, o cidadão fica sem receber o salário. Empréstimos em bancos públicos também não rolam. E para se matricular em instituições de ensino públicas, também é preciso estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Para fazer a biometria é preciso levar um documento com foto, comprovante de residência e, se tiver, o título de eleitor. O cartório fica na Rua Ernesto Alves, 760, e funciona de segunda a quinta, das 13 às 19 horas e na sexta-feira, das 9 às 15 horas. Segundo Freitas, durante a última hora de atendimento os eleitores que ainda estiverem aguardando recebem senhas para retornar em outro momento. A partir do dia 1º de março, o atendimento volta a ser do meio dia às 19 horas de segunda a sexta-feira.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: 31 mil eleitores podem ter o título cancelado em Santa Cruz

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.