Os eleitores de Santa Cruz do Sul que ainda precisam fazer o cadastramento biométrico devem ficar atentos aos horários de atendimento. O coordenador da Central do Eleitor, Marcelo de Freitas, destaca que o Cartório Eleitoral estará fechado na segunda e terça-feira da semana que vem devido ao feriadão de Carnaval.
O expediente vai ser retomado somente na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 14 horas. Segundo Freitas, nos últimos dias o movimento para fazer a biometria aumentou e cerca de 400 pessoas são atendidas por dia. “Infelizmente, a demanda ficou muito grande no final e as pessoas vão ter que ter um pouco de paciência”, disse.
Conforme o coordenador da Central, dos 103 mil eleitores do município, cerca de 75 mil já conseguiram concluir a biometria. A estimativa do cartório é de que até o final do prazo, no próximo dia 11, mais 15 mil pessoas sejam atendidas.
Publicidade
A possibilidade de ampliação do período para realizar o recadastramento não está descartada. Nesta manhã, uma grande fila se formou em frente ao Cartório antes das 9 horas, quando começou o atendimento. Até as 9h30, foram distribuídas 200 fichas de atendimento. Considerando as pessoas prioritárias que ainda devem comparecer durante o dia e o limite de 400 senhas diárias, há apenas mais 100 fichas que podem ser distribuídas para o público em geral.
LEIA MAIS: Como fazer a biometria? Veja quatro dúvidas respondidas
Será que eu preciso?
Publicidade
Como nas últimas eleições foram importados dados do Instituto Geral de Perícias (IGP) para a votação com biometria, muitos eleitores não sabem se devem ou não fazer o cadastramento biométrico. “Não basta o eleitor ter votado com a digital em 2018. Isso não supre o recadastramento biométrico”, comentou Freitas.
Ele afirmou que o eleitor também não deve confiar nas informações buscadas apenas na internet. “Ao consultar a sua ‘situação biométrica’ na internet pode constar ‘biometria coletada’, o que também não significa que ele está dispensado de vir ao cartório, se ainda não veio.”
O modo mais confiável de o eleitor saber, enfim, se precisa ou não ir até o cartório, é conferir o próprio título de eleitor. Se houver a inscrição “identificação biométrica”, no canto superior direito, ele não precisa fazer o recadastramento. Caso não conste a inscrição, é preciso ir ao cartório.
Publicidade
Como fazer
Quem não fizer o processo, terá o título cancelado e não poderá votar em outubro. Sem o título de eleitor, também não é possível emitir passaporte nem carteira de identidade. Se tiver função ou emprego público, o cidadão fica sem receber o salário. Empréstimos em bancos públicos também não rolam. E para se matricular em instituições de ensino públicas, também é preciso estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Para fazer a biometria é preciso levar um documento com foto, comprovante de residência e, se tiver, o título de eleitor. O cartório fica na Rua Ernesto Alves, 760, e funciona de segunda a quinta, das 13 às 19 horas e na sexta-feira, das 9 às 15 horas. Segundo Freitas, durante a última hora de atendimento os eleitores que ainda estiverem aguardando recebem senhas para retornar em outro momento. A partir do dia 1º de março, o atendimento volta a ser do meio dia às 19 horas de segunda a sexta-feira.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: 31 mil eleitores podem ter o título cancelado em Santa Cruz