Categories: Esportes

Cartolas do Nordeste pedem suspensão de eleição de novo vice da CBF

Oito presidentes de federações do Nordeste decidiram pedir a suspensão da eleição do substituto de José Maria Marin na Confdereação Brasileira de Futebol (CBF). O documento será entregue pelos dirigentes nesta quinta-feira, 10, ao presidente em exercício da entidade, o deputado federal Marcus Vicente (PP-ES). Uma cópia do documento já foi enviado por e-mail na noite de terça-feira, 8, aos escritórios da CBF no Rio de Janeiro. A eleição do substituto de Marin foi convocada um dia depois de Marco Polo Del Nero se licenciar da presidência da CBF. Na quinta-feira-passada, 3, ele foi acusado pelo FBI de fazer parte de um esquema de recebimento de propina na venda de direitos de competições no Brasil e no exterior. O Comitê de Ética da Fifa também investiga Del Nero.

 A convocação da eleição para o dia 16 faz parte da estratégia de Del Nero para evitar a posse do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto, 74, caso ocorra a renúncia. Vice-presidente da CBF pela Região Sul, Peixoto é opositor de Del Nero e o primeiro na linha de sucessão da entidade. Na última sexta-feira, 4, o dirigente licenciado da CBF lançou a candidatura do presidente da Federação Paraense de Futebol, Antônio Carlos Nunes, 77, conhecido como coronel Nunes.
Pelo estatuto da CBF, o vice mais velho assume o comando da entidade em caso de renúncia. “Não podemos mais permitir a ilegalidade neste processo”, disse o vice-presidente da CBF para a Região Nordeste, Gustavo Feijó, que também assinou o documento e participará da comitiva que pedirá a suspensão do pleito.

 Os cartolas nordestinos contestam que o cargo de Marin não está vago. Até ser preso na Suíça em maio acusado dos mesmos crimes de Del Nero, Marin era vice-presidentes pela Região Sudeste da CBF. Segundo os dirigentes do Nordeste, ele nunca entregou o seu cargo. “Não existe essa vacância. A CBF não pode ficar empurrando as coisas com a barriga. Não tem mais espaço para o jeitinho na CBF”, disse Feijó, que foi a segunda opção de Del Nero para ocupar o cargo durante a licença em vigor. 

Publicidade

roberto_patta

Share
Published by
roberto_patta

This website uses cookies.