Implementados neste ano letivo para os estudantes da rede municipal de Santa Cruz do Sul, os cartões Vale Mais Educação já estão sendo utilizados pelas famílias desde o último dia 24 de março. Na primeira semana da nova medida, 2.098 cartões já foram utilizados em estabelecimentos do município, segundo dados levantados pela Secretaria de Educação até essa segunda-feira, 31. O valor movimentado no comércio local passa de R$ 266 mil.
Ao todo, 6.408 estudantes foram beneficiados com o cartão magnético, que disponibiliza um valor de R$ 150,00 para a compra de materiais escolares. A secretária de Educação, Jane Wünder Sabin, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, esclareceu que as famílias não precisam gastar esse valor em apenas uma compra, visto que o cartão estará disponível durante todo o ano letivo.
LEIA MAIS: Vale Mais Educação vai beneficiar 6,4 mil estudantes da rede municipal
Publicidade
Ao todo, 20 estabelecimentos comerciais de Santa Cruz do Sul foram credenciados e estão aceitando os cartões para a aquisição de materiais escolares. “Todos os estabelecimentos receberam os itens permitidos e assinaram um termo de acordo. Eles precisam cuidar os critérios e vender realmente os itens que estão na lista de materiais”, destaca Jane.
A relação dos itens que são adquiridos é encaminhada pelos estabelecimentos à empresa responsável pelo cartão. Caso seja notada alguma inconsistência, os locais poderão ser descredenciados e ficar até dois anos fora de atendimento. A lista com os materiais que podem ser comprados com o Vale Mais Educação está disponível nas escolas.
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto que prevê uso de recursos do Vale Mais Educação na aquisição de uniforme escolar
Publicidade
Novas entregas
Durante a entrevista, a secretária de Educação também explicou que os estudantes que já receberam os cartões são aqueles que estavam matriculados regularmente nas escolas municipais até o dia 26 de fevereiro. Ainda neste ano, uma nova entrega será realizada a partir de junho. A segunda remessa contemplará os alunos que ingressaram na rede municipal no período entre 26 de fevereiro e 31 de maio, que é a data de corte para o censo escolar.
Para 2026, a expectativa da secretária é de que os cartões sejam entregues aos alunos ainda em janeiro, cumprindo o que já estava previsto na Lei Ordinária 9.515, de 2023.
Confira a entrevista completa com a secretária de Educação
Colaboraram Carina Weber, Lucas Malheiros e Marcio Souza
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade