Polícia

Carro adaptado para transporte de drogas e fuga; veja os bastidores da apreensão histórica

O dia 22 de setembro de 2023 ficará marcado na crônica policial regional. Nessa sexta-feira, pela manhã, as forças de segurança realizaram a maior apreensão de drogas da história do Vale do Rio Pardo. A operação conjunta entre Brigada Militar (BM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) aconteceu por volta de 10 horas, em Vera Cruz, e resultou na apreensão de mais de uma tonelada de maconha, que estava escondida dentro de um Chevrolet Equinox preto, com placas clonadas.

Pesados na balança, os fardos de entorpecentes totalizaram 1.012,4 quilos de maconha, a maior quantidade já confiscada em uma única ação policial na história da região. A abordagem aconteceu em uma fazenda na localidade de Linha Henrique D´Ávila, no interior de Vera Cruz. A reportagem da Gazeta do Sul acompanhou a operação com exclusividade e apurou detalhes do trabalho policial. Segundo o capitão Rafael Carvalho Menezes, que coordenou o trabalho dos agentes do Setor de Inteligência da BM, a grande quantidade de drogas estava vindo do estado do Paraná para abastecer o tráfico no Vale do Rio Pardo.

“Os agentes da PRF estavam no encalço do veículo, desde o Paraná. Eles vinham por Barros Cassol. Pretendiam fazer a abordagem na ERS-412, em Vera Cruz. Mas quando o Equinox viu a nossa viatura, iniciou uma fuga em alta velocidade. E nós seguimos. Rapidamente, trocamos informações com o Setor de Inteligência da PRF e nos inteiramos do que se tratava”, explicou o capitão Rafael.

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: ação conjunta entre BM e PRF apreende uma tonelada de maconha em Vera Cruz

O Equinox havia sido modificado e estava sem parte dos bancos traseiros, para poder levar a grande quantidade de droga. Três veículos, sendo um Hyundai I30 prata, um Volkswagen Fox prata e um Fiat Siena prata estavam sendo os “batedores”, que verificavam a existência de alguma barreira policial e abriam caminho para o Equinox.

Comandante salienta integração entre instituições

O motorista do Equinox, ao perceber a movimentação policial, com grande quantidade de viaturas da BM e PRF na região, entrou na cidade de Vera Cruz e deixou o veículo em uma fazenda, na localidade de Linha Henrique D´Ávila, no interior, e fugiu correndo pela área de mata, levando a chave do automóvel. Nesse meio-tempo, moradores das redondezas acionaram a BM.

Publicidade

LEIA MAIS: IGP inicia perícia em veículo localizado com uma tonelada de maconha

O Siena, que era um dos batedores, chegou a ir até o local onde estava o Equinox para tentar levar a droga, mas uma viatura da BM de Vera Cruz chegou no local e o veículo suspeito fugiu. Descobriu-se mais tarde que o Equinox preto, que carregava a tonelada de drogas, tinha sido roubado em 26 de janeiro deste ano, na cidade de Toledo, no interior do Paraná. Os criminosos então teriam clonado a placa para não apontar em sistemas de segurança ou acusar que era um veículo oriundo de crime.

O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Giovani Paim Moresco, salientou a ação realizada em parceria. “A BM, em sua estratégia de prevenção de segurança pública, desenvolve inúmeras ações diárias, de forma ininterrupta, para assegurar a redução da oferta de drogas em circulação. Este alinhamento com as políticas públicas de redução desta oferta faz parte de um grande escopo de ações integradas, contemplando a inteligência policial militar, ações de polícia ostensiva e ações conjuntas com outros órgãos, a ser visto neste exemplo de excelência de trabalho conjunto entre a BM e a PRF”, disse ele.

Publicidade

“Desenvolvemos nossas ações diárias através de ferramentas modernas de gestão por resultados, com métodos científicos, inteligência policial, tecnologia da informação e pensamento uníssono com as instituições que buscam um trabalho sério, profissional e solidário. Neste sentido, parabenizamos a PRF pela excelência dos serviços prestados e a plenitude da compreensão de que somente com integração conseguiremos combater as vicissitudes que são impostas à segurança pública”, complementou.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.