Categories: Cultura e Lazer

Carreira internacional: o fôlego ilimitado de Anitta

Pepe Soares
pepe@gaz.com.br

Ainda lembro da Anitta brincando com a Preta Gil que o seu nome verdadeiro era Larissa e que se orgulhava do Quadradinho de 8 que ela requebrava nos bailes da Furacão 2000 no Rio de Janeiro. Esta cena, paralisada no tempo, representa uma parábola gigantesca entre a criação e a criatura que hoje pisa no palco dos grandes circuitos musicais da Terra do Tio Sam, com a devida licença poética, tornando-se a Carmen Miranda da geração Millenium.

Na época da diva de Tico-tico no Fubá, minha existência era hipotética e tudo o que acompanhei sobre a cantora mais respeitada fora do Brasil resgatei da História e dos fatos narrados naqueles tempos. No caso da Anitta, acompanhar a construção da sua carreira precisou de atenção redobrada aos fatos musicais (talento nos palcos) e socioculturais dos quais ela soube se apropriar com astúcia e ousadia. O poder máximo das gravadoras já não pesa tanto na balança e o tribunal das redes sociais – cujo dedo de imperador romano é implacável com a maioria -, no caso dela, mais assopra do que bate.

Publicidade

LEIA MAIS: Anitta lança clipe da música ‘Boys Don’t Cry’

Quando acompanhava as cerimônias do Oscar, lembro que as atrizes principais que em seus papéis sofriam transformações para “apagar” a sua beleza, para que se sobressaíssem as interpretações, recebiam pontos a favor na escolha da Academia. Acredito que, com a Anitta, o processo não foi muito diferente quando ela decidiu “assumir” e mostrar nos clipes que seu corpo tinha imperfeições naturais, espelhou a realidade dos seus fãs e ganhou notoriedade internacional. Depois disso, entre uma enxurrada de hits e escândalos fictícios ou não, assumiu um posto que poucos conseguem sustentar, tornando-se a atração brasileira mais influente deste milênio, com fôlego aparentemente ilimitado.

O lançamento de Boys Don’t Cry eleva a régua para todos os demais trabalhos que ela se propuser. A campanha de divulgação, incluindo os principais programas de entretenimento dos Estados Unidos, traz o upgrade que todo artista latino deseja. Contudo, a vida útil destas ações é bem menor do que os 15 minutos de fama profetizados por Andy Warhol. A escolha certa dos próximos parceiros do Show Business poderá ser o gás necessário para manter no patamar mais alto a menina do Rio.

Publicidade

Na História da Música Brasileira, Anitta deixou de ser apenas linha numa página em branco. Hoje, já tem todo um parágrafo e, dependendo do que fizer daqui para a frente, será digna de um capítulo inteiro. “Essa mina é louca”, não duvide.

LEIA TAMBÉM: Anitta é eleita uma das cem líderes emergentes globais pela ‘Time’

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.