O dia 23 de abril é a data em que católicos e umbandistas celebram juntos um dos santos mais populares nas duas religiões. O dia de São Jorge, que nos terreiros chama-se Ogum, o santo guerreiro, é comemorado nesta quinta-feira, 23.
Em homenagem a São Jorge, a 19ª carreata está confirmada para o próximo sábado, 25, em Santa Cruz do Sul. Neste ano, o cortejo contará com a imagem – transportada no alto do caminhão do Corpo de Bombeiros – e carros de passeio. “Não teremos o caminhão com as baianas. Esta é a forma de cumprirmos as exigências contra aglomeração de pessoas”, explicou Pai Antônio.
LEIA MAIS: Começa a distribuição de pães a famílias em situação de vulnerabilidade
Publicidade
O religioso revela que os devotos e simpatizantes de São Jorge serão convidados a pedir pela cura no próximo sábado. “Sabemos que é uma ação pequena e isolada, mas é a nossa forma de orar e pedir pela cura do mundo. Que esta pandemia passe logo e possamos estar bem em nossas casas com nossas famílias”, disse.
A parada terá início às 9 horas de sábado, 25, saindo do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar Mãe Oxum, na Rua Cambará, no Bairro Esmeralda. O cortejo seguirá até a Avenida Castelo Branco, no Distrito Industrial, em direção ao Centro de Santa Cruz. Já no Bairro Ana Nery, a carreata ingressa na Avenida Euclydes Kliemann até a Marechal Floriano, no Centro.
Do Túnel Verde o cortejo segue em direção à Avenida João Pessoa e faz o retorno, ingressando na Rua Tenente Coronel Brito, ainda no Centro. Da Brito a carreata segue até a Rua Capitão Fernando Tatsch, reingressando na Marechal Floriano até a Avenida Euclydes Kliemann, retornando à Castelo Branco, na direção do templo, no Bairro Esmeralda. “Pela primeira vez, à noite, não haverá sessão mediúnica. Estamos seguindo as orientações de segurança e da saúde, por isso, faremos apenas uma oração, com templo fechado”, complementa o religioso.
Publicidade
LEIA MAIS: Voluntariado: um trio de coragem na batalha contra a Covid-19
Templo distribui marmitas à famílias carentes
A data, que foi lembrada com almoço pelo Templo Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, do Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul, teve novidade neste ano. A feijoada para 600 pessoas carentes foi entregue em marmitas.
Publicidade
Para comemorar o dia, mantendo a tradição, Pai Antônio fez a feijoada que sempre serve aos mais humildes, porém, para evitar aglomerações, o almoço foi entregue às famílias carentes dentro de marmitas. “São 600 marmitas de feijoada que entregamos nos bairros Beckenkamp e Bom Jesus, para lembrar que estamos no dia de São Jorge, mas não podemos confraternizar juntos neste ano”, resumiu. A distribuição ocorreu em pontos nos bairros, evitando as aglomerações de pessoas. A refeição foi feita por voluntários ligados ao templo de umbanda.
À noite haverá uma oração no templo, mas sem a presença de público. Assim como outras denominações religiosas, a umbanda aplica as regras de segurança para o controle da pandemia do novo coronavírus e que inviabilizam a realização de sessões mediúnicas no templo.
Conforme o babalorixá Antônio de Ogum, responsável pelo templo, São Jorge é o santo guerreiro, que protege os protetores da segurança, como policiais civis, militares e soldados. “Na umbanda Ogum traz a lei, a disciplina, ele conduz os demais orixás, ele é, assim como no Catolicismo, uma das entidades mais populares.”
Publicidade
LEIA MAIS: FOTOS: carreata encerra a semana de São Jorge
Confira as orações a São Jorge/Ogum:
Oração para São Jorge
Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro e protetor, invencível na fé em Deus, que por ele sacrificou-se, traga em vosso rosto a esperança e abri os meus caminhos. Com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, eu andarei vestido, para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter, para me fazerem mal. Armas de fogo ao meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo tocar. Ó Glorioso nobre cavaleiro da cruz vermelha, vós que com a sua lança em punho derrotaste o dragão do mal, derrote também todos os problemas que por ora estou passando. Ó Glorioso São Jorge, em nome de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo estendei-me seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a vossa força e grandeza dos meus inimigos carnais e espirituais. Ó Glorioso São Jorge, ajudai-me a superar todo o desânimo e a alcançar a graça que agora vos peço (faça agora seu pedido justo). Ó Glorioso São Jorge, neste momento tão difícil da minha vida eu te suplico para que o meu pedido seja atendido e que com a sua espada, a sua força e o seu poder de defesa eu possa cortar todo o mal que se encontra em meu caminho. Ó Glorioso São Jorge, dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé, meu ânimo de vida e auxiliai-me em meu pedido. Ó Glorioso São Jorge, traga a paz, amor e a harmonia ao meu coração, ao meu lar e a todos que estão em minha volta. Ó Glorioso São Jorge, pela fé que em vós deposito: guiai-me, defendei-me e protegei-me de todo o mal. Amém.
Publicidade
Oração para Ogum
Ogum, meu Pai – Vencedor de demanda,
Poderoso guardião das Leis,
Chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida.
Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades.
Mensageiro de Oxalá – Filho de OLORUN.
Senhor, Vós sois o domador dos sentimentos espúrios,
depurai com Vossa espada e lança,
Minha consciente e inconsciente baixeza de caráter.
Ogum, irmão, amigo e companheiro,
Continuai em Vossa ronda e na perseguição aos
defeitos que nos assaltam a cada instante.
Ogum, glorioso Orixá, reinai com Vossa falange
de milhões de guerreiros vermelhos e
mostrai por piedade o bom caminho
para o nosso coração, consciência e espírito.
Despedaçai, Ogum, os monstros que habitam nosso ser,
Expulsai-os da cidadela inferior.
Ogum, Senhor da noite e do dia
e de mãe de todas as horas boas e más,
livrai-nos da tentação e apontai o caminho
do nosso Eu.
Vencedor contigo, descasaremos
na paz e na Glória de OLORUN.
Ogumhiê Ogum
Glória a OLORUN!