Para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer, comemorado nessa quinta-feira, 4, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul realizou uma ação no município. A primeira carreata alusiva ao Dia Mundial do Câncer envolveu funcionários, colaboradores e pacientes da instituição em cerca de 30 carros que percorreram as ruas da cidade.
A Aapecan costumava realizar programações presenciais pela data, mas em função da pandemia, decidiu fazer uma atividade que possibilitasse o distanciamento social. “É a nossa primeira carreata alusiva ao Dia Mundial do Câncer. É uma ideia de conscientização, para que as pessoas fiquem atentas à questão da prevenção, e também educativa. Esse é o intuito da Aapecan: trabalhar para alertar as pessoas”, explicou a assistente social da entidade, Cláudia Lunardi Fernandes.
LEIA MAIS: Atividades nesta quinta-feira marcam o Dia de Combate ao Câncer
Publicidade
A concentração iniciou às 13h15 na frente da Casa de Apoio da Aapecan, na Rua Dorval Martins, Bairro Ana Nery. “O objetivo desse movimento é chamar a atenção da comunidade. Estamos desde dezembro trabalhando com a campanha da prevenção ao câncer de pele, para chamar atenção para este mês e os meses até abril, do Verão Laranja.” Os automóveis foram decorados com balões laranjas por causa da campanha e um dos veículos levou o Aapecanzito, mascote da entidade.
Uma breve chuva chegou a cair pouco antes da saída, às 14 horas, mas não desanimou o grupo. “Tivemos participantes mesmo numa quinta-feira. Sabemos que é um dia de trabalho, mas se não for na data, perde um pouco do sentido”, disse Cláudia. O grupo percorreu a Avenida Euclydes Kliemann, Rua Marechal Floriano, Rua Sete de Setembro e Rua Tenente Coronel Brito, retornando para a sede, onde a atividade foi encerrada. Um veículo da fiscalização de trânsito acompanhou a atividade, liderando a fila que incluiu carros, algumas motos e uma van.
LEIA TAMBÉM: Aapecan amplia campanha para prevenir câncer de pele
Publicidade
PROTEJA-SE
– Evite exposição solar e permaneça na sombra entre as 10 horas e as 16 horas;
– Utilize guarda-sol ou barracas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta e protegem mais do que o plástico. Mas como a areia reflete a radiação, mesmo à sombra é preciso usar filtro solar;
– Use diariamente filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior;
– Consulte o dermatologista ao menos uma vez por ano;
– Proteja sua pele utilizando chapéus ou bonés;
– Proteja os olhos com óculos de sol.
LEIA MAIS: Aapecan realiza carreata em Santa Cruz na próxima quinta-feira
Publicidade
This website uses cookies.