Na terceira tarde de entrevistas com as escolas de samba de Santa Cruz do Sul, o comunicador Rosemar Santos conversou com os parceiros da produtora Q-Carnaval, e com representantes da Sociedade Cultural e Beneficente União (SCB União). Estiveram presentes a presidente da escola, Marta Nunes, e Gerônimo Mendes, da comissão de carnaval. Fundada em 1º de julho de 1923, a escola quase centenária será a terceira a se apresentar no Santa Folia, evento que será realizado no dia 23 de abril, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest.
De acordo com Marta, a SCB União vê esse momento como uma renovação, no sentido de dar peso e valor à cultura. “Mesmo antes da pandemia, vínhamos num processo de desmonte e desqualificação do carnaval em Santa Cruz. Carnaval é a expressão cultural mais antiga em Santa Cruz”. Ela destacou a importância de as pessoas conhecerem o trabalho das escolas. “A verba recebida não é suficiente, é um apoio. Carnaval é sobre sonhos realizados. Queremos fortalecer o setor como um todo e trabalhar o carnaval enquanto cultura”, salientou.
LEIA MAIS:
- “Estamos preparando uma apresentação com o jeitinho da Imperadores”, adianta diretor de carnaval
- “Não é questão de prêmio, é questão de amor”, diz presidente da Império da Zona Norte
Para Gerônimo Mendes, multicampeão do carnaval e responsável pela comissão de carnaval da escola, a maior dificuldade neste formato de apresentação foi a mobilização dos integrantes da agremiação. “A chama sempre esteve acesa em que ama o carnaval”, destacou. Sobre a apresentação, Mendes informou que a escola deve relembrar algumas coisas e comemorar outras. “Lembrar da nossa história, dos nossos enredos marcantes, com muito brilho e com a marca registrada da excelente bateria da nossa escola. Será um evento grandioso, seja na avenida, seja num ginásio”, completou.
Publicidade
Serão apresentados três sambas-enredo antigos – de 2014, 2015 e 2016. A presidente da SCB União informou, ainda, que haverá um ensaio neste sábado, 16, a partir das 20 horas. Após, o evento tem continuidade com apresentação de uma banda de pagode. Os ingressos custam R$10,00 e estão sendo vendidos pelos integrantes da escola.
Saiba mais
Na segunda-feira, 18, a diretoria da escola de samba Unidos de Santa Cruz vai estar no estúdio da Rádio Gazeta para conversar com o comunicador Rosemar Santos no programa Radar, a partir das 16 horas, e contar sobre a expectativa para o evento. A programação tem parceria com a produtora Q-Carnaval.
Já a festa Santa Folia ocorrerá no próximo dia 23, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. O evento contará com a exibição de cinco escolas: Acadêmicos do União, Imperadores do Ritmo, Imperatriz do Sol, Império da Zona Norte e Unidos de Santa Cruz. Cada entidade terá de 20 a 30 minutos de performance e deve apresentar os seguintes quesitos: harmonia, bateria, porta-estandarte, mestre-sala e porta-bandeira, casal de passistas e baianas. A vencedora de cada quesito receberá uma premiação em dinheiro e troféu. Além disso, todos que se apresentarem receberão medalhas.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Folia está confirmada para o próximo dia 23
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade