Confetes, serpentinas, máscaras, fantasias e muitos sorrisos. A Rua Amapá brilhou na tarde dessa quinta-feira, 27, e não foi por causa dos raios de sol em Santa Cruz do Sul. A via, junto à saída do Hospital Ana Nery, fechou para um Carnaval de rua que levou à avenida improvisada um ingrediente diferenciado: a inocência das crianças.
Mais de cem alunos da Escolinha Tia Nice, de zero a 5 anos, participaram de um desfile que reuniu também os pais dos pequenos e funcionários da instituição de ensino, em uma ação que vem sendo desenvolvida desde janeiro. “Estamos promovendo um projeto chamado Uma Viagem pelo Brasil, que visa estudar, mês a mês, todos os estados do país e suas peculiaridades, apresentando às crianças imagens, vídeos e informações sobre os locais”, contou Andrenise Schaefer, a Tia Nice, proprietária da escolinha.
Em janeiro, o Estado estudado foi o Maranhão; em fevereiro, o escolhido, estrategicamente, foi o Rio de Janeiro. “Trabalhamos as moradias e os principais pontos turísticos de lá e, dentro disso, claro, o Carnaval”, ressaltou Nice. A realização de um bailinho na semana passada foi uma prévia para o grande evento do mês. “Nossa ideia era tirar eles da teoria da sala de aula e mostrar a prática com a vivência da cultura. Para isso, resolvemos promover um desfile de Carnaval nesta quinta-feira. Ajudamos eles a construírem seus próprios abadás e fantasias”, revelou Nice.
Publicidade
Na denominada “Marquês da Tia Nice”, os pequenos de até 1 ano e meio desfilaram junto às mães e pais. Já os alunos acima de 2 anos foram sozinhos. “Pensamos também em fazer algo sustentável, que tem a ver com a nossa proposta pedagógica, reaproveitando roupas em desuso para criar fantasias”, explicou.
LEIA MAIS: FOTOS: Carnaval nos clubes diverte crianças de todas as idades
VIVENCIANDO A CULTURA
Publicidade
Acostumada aos holofotes, a menina Manuela Severo Groff, vencedora do concurso de minirrainha do Carnaval do Rio Grande do Sul 2020, realizado na semana passada em Santa Maria, viveu uma experiência diferente na tarde de quinta-feira, 27. Ela, que participa de eventos pelo Estado, desta vez esteve em um desfile junto aos amigos. “Eu achei muito legal, gosto de Carnaval e está sendo muito legal participar com meus coleguinhas”, disse a menina, que fará 6 anos em abril. “É uma atividade maravilhosa, diferente, assim como são as ações propostas pela Nice, que organiza atividades diferenciadas para as crianças”, ressaltou a mãe Andréia Fabiane Severo, que já lamenta que a menina está perto de deixar a Educação Infantil e ingressar no colégio.
“Ela vem para cá desde que tinha menos de 1 ano. Chega a me dar uma dor no coração em pensar que a Manu vai sair daqui no ano que vem, pois na Tia Nice nos sentimos em casa”, disse a moradora do Bairro Arroio Grande. Com 4 anos, Rafaela Peiter Goetze também aproveitou o desfile na “Marquês da Tia Nice”. Para a mãe Juliana Peiter Goetze, a oportunidade é uma forma de as crianças conheceram na prática algo que só veem pela televisão. “Acho muito legal porque eles experimentam isso, participando, aprendendo e tendo essa vivência.”
Publicidade
This website uses cookies.