A professora Carmen Lúcia de Lima Helfer tem know how para dar algumas dicas tanto aos seus alunos quanto a todas as mulheres, de forma coletiva. Em 2013, foi eleita a primeira reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sendo reconduzida ao cargo quatro anos após. E não se trata apenas de exercer um posto de chefia. Ela geriu uma estrutura com milhares de funcionários e orçamento superior a boa parte dos municípios gaúchos.
Não existe receita para isso, como na produção de um bolo, mas Carmen acredita que algumas palavras devem nortear as pessoas que se propõem a não ficarem paradas. Renovação, coragem, aprendizado, humildade são citadas pela docente como fundamentais para conseguir evoluir e alcançar os objetivos, mesmo que, em seu caso, admita não ter focado no acesso à reitoria de imediato.
LEIA TAMBÉM: Carmen Lúcia de Lima Helfer: “O professor é essencial e, hoje, é uma profissão ameaçada”
Publicidade
“Não tinha essa ambição como uma meta. Passou a tornar-se realidade com o tempo e a percepção de que o grupo entendia que isso era possível”, recorda.
Chegar ao cargo máximo da instituição é a consagração de um trabalho, o reconhecimento pela passagem nos mais diversos setores, dentro dos quase 40 anos de atuação dentro da universidade. Hoje, em função de assessoria da reitoria e de volta nas salas de aula, pode criar, com propriedade, a analogia aos seus alunos:
“Não botem a cabeça no buraco, como avestruz; tem que voar”. Sabe que das turmas atuais sairão novas reitoras, gerentes, prefeitas, governadoras, presidentes, pessoas que vão empreender e ocupar seu lugar na sociedade, indiferentemente, do gênero. Nasci em uma geração de mulheres que almejava a profissão, que estava ciente de que atuaria e ainda teria a administração da casa, com a finalidade de ser a melhor profissional, melhor mãe, melhor filha, melhor amiga e, agora, avó”, enfatiza.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Carmen Lúcia Helfer: pandemia trouxe grandes aprendizados
Carmen tem orgulho do caminho trilhado. E ressalta suas conquistas desde as de conhecimento público, como o fato de que geria a Unisc em um dos momentos mais emblemáticos, que foi a pandemia de coronavírus – que resultou em campus vazio e UTIs do hospital lotada -, até as de foro íntimo, como a educação dos dois filhos.
“Sempre quis meus filhos como cidadãos decentes e os bons resultados acabo já vendo no desenvolvimento dos meus netos”, afirma. Como reconhecimento pessoal, soma o fato de que foi condecorada como o título Cidadã Santa-Cruzense.
Publicidade
Muitas pessoas são avessas às mudanças. Não é o caso de Carmen. Criada em uma família que se mudou muitas vezes, sabe que é preciso adaptação constante para seguir a caminhada. Essa capacidade de permitir-se a novos desafios fez com que, reforça, com sua equipe, a Unisc conseguisse enfrentar as dificuldades impostas nos últimos anos, como a redução do financiamento estudantil, o que representou queda no número de alunos e consequente diminuição de receita.
LEIA TAMBÉM: As leituras da reitora da Unisc, Carmen Helfer
“Não se trata de ser homem ou mulher. Tivemos que ter sensibilidade e a certeza de que estávamos gerindo pessoas em uma instituição, que precisa se reinventar, se reinvestir constantemente”, ressalta.
Publicidade
“A minha geração já vem com a possibilidade do divórcio, das escolhas políticas e outras evoluções, então, há espaços para que as mulheres busquem o poder na esfera pública política, empresas. É claro que mostramos, dia a dia, que somos capazes”, conta Carmen, que vê casos como o seu, na gestão de uma universidade, a possibilidade de inspirar outras pessoas. “É como diz a música ‘Maria’: ‘É preciso ter força, é preciso ter garra é preciso ter fé’”, resume.
Força, coragem e fé que fizeram Carmen, durante o período da pandemia, também ser a gestora do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), uma entidade que reúne 14 instituições de ensino do Rio Grande do Sul. “Quando se está aberta a aprender e trabalhar de forma conjunta, é possível”, conclui.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.