Em 2019, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) implantou um projeto de Reinvenção Pedagógica, cujo objetivo era sintonizar de vez a instituição com os novos tempos no ambiente da educação em nível superior no Brasil. Menos de um ano depois, a pandemia, que alterou por completo toda a rotina em sociedade, impôs à Unisc o desafio de testar na prática sua nova proposta de ensino. Desafio que, na avaliação da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, não só foi aceito, como foi plenamente atendido.
Na companhia do vice-reitor Rafael Frederico Henn, Carmen foi a convidada desta semana do projeto Um Café com a Gazeta. Na oportunidade, avaliou que, se a pandemia trouxe angústia e prejuízos em várias áreas, foi também uma ocasião de grandes aprendizados, em especial na saúde e, claro, no ensino superior.
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Foram cinco anos em poucos meses
Com a Reinvenção Pedagógica, lançada em 2019, a Unisc já se preparava para a adequação constante a novo tipo de demanda, exigência e processo de ensino-aprendizagem no ambiente da educação. A pandemia, a partir de março, apressou o processo, em que a instituição, reconhecida pela qualidade do ensino presencial, precisou apresentar os mesmos níveis de excelência na interação a distância com alunos em todos os cursos. A reitora avalia que em meses foi vencida etapa que talvez tivesse levado cinco anos para acontecer, de implementação da eficiência máxima também na interação digital.
A permanência de um estilo híbrido
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A tendência, no pós-pandemia, prevê Carmen, será a permanência de um modelo híbrido de ensino, que envolverá as plataformas digitais nas disciplinas teóricas e o presencial nas disciplinas práticas. No entanto, o digital, no contato entre professor e aluno, segundo Carmen, é muito diferente de EaD, porque os mestres, na Unisc, permanecem em contato intenso com os estudantes. Para a Unisc, a importância e a proeminência do presencial para uma educação de qualidade ficam definitivamente comprovadas, na avaliação da reitora.
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O engajamento dos colaboradores
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Carmen destacou o amplo e entusiástico engajamento do quadro de professores da Unisc, composto por mais de 500 profissionais, ao longo da pandemia, o que fica, conforme ela, como uma grande marca e um patrimônio da instituição comunitária. Ela destaca o envolvimento e as ações dos mais diversos departamentos e áreas, em especial os da Saúde, que lideraram programas de forte repercussão em toda a região.
Um ano de forte ganho institucional
Um dos aspectos que a Unisc comemora, a partir das ações implementadas em 2019, é o crescimento registrado no número de alunos. A reitora Carmen observa que todos os planos traçados a partir da Reinvenção Pedagógica foram mantidos, e que os estudantes receberam atenção diferenciada para adequação de questões financeiras relacionadas a mensalidades ou avaliações individualizadas. Por isso, e inclusive pela maneira como todos os cursos puderam se posicionar, de forma proativa, nesse período de desafios, a instituição sai muito fortalecida do processo, considera a reitora. O ganho institucional, em termos de rapidez na adequação às exigências desse tempo, bem como em fortalecimento da imagem da Unisc na comunidade, é aspecto que Carmen salienta. Ela ainda menciona as parcerias antes já existentes e as novas estabelecidas, e que tendem a também se tornar permanentes.
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