A Administração Municipal de Venâncio Aires inaugurou nesta sexta-feira, 04, no bairro Cruzeiro, a estrutura de uma nova Unidade Básica de Saúde que abrigará os serviços do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Funcionando em prédio alugado desde a sua criação, em 2007, o serviço passa a atender em um espaço próprio e amplo até 1.400 pacientes cadastrados para o combate à dependência química. A inauguração do novo prédio contou com a presença de autoridades, funcionários, usuários do CAPS AD e imprensa.
A coordenadora do serviço, Janete Fernandes de Souza, destacou a qualidade da equipe multidisciplinar que atende no local e os serviços prestados, que vão desde a acolhida individual a cada paciente, supervisão de enfermagem, consulta psiquiátrica, grupos terapêuticos, oficinas e encaminhamento para internação.
Representando a Câmara de Vereadores, o vereador e médico comunitário Jarbas da Rosa ressaltou a dedicação da equipe de trabalho e a qualidade do atendimento de saúde mental no município. Jarbas lamentou que nem todos os colegas vereadores conheçam o serviço oferecido pelo CAPS AD e destacou a política pública de atenção à saúde, onde o Município nunca investiu tanto em saúde como faz nos últimos anos.
Publicidade
Por fim, o prefeito Airton Artus falou que, enquanto o País e o Estado seguem paralisados pela crise política e financeira, Venâncio Aires busca dar o exemplo de austeridade nas contas públicas e muito trabalho. Ele lembrou o histórico de trabalho do CAPS AD no município e destacou que a Capital do Chimarrão é referencia na região no tratamento de dependentes químicos.
O prédio inaugurado funciona ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) e conta com 209,7 m² de área construída, além de um depósito para destino de resíduos sólidos. Com salas de espera, para reuniões, dois consultórios médicos e odontológicos, entre outros espaços, o custo total da obra foi de aproximadamente R$ 240 mil.
Publicidade