Regional

Cão é resgatado em situação de maus-tratos em Santa Cruz: “Desesperador”

Uma situação de maus-tratos foi identificada em Santa Cruz do Sul no começo desta semana. Protetoras independentes da cidade receberam a denúncia de que Pirata, como agora é chamado, estava gravemente ferido. Ele não estava abandonado, no entanto. O resgate foi feito em ação conjunta com a Polícia Civil, em função da gravidade da situação, na segunda-feira, 18, na casa da tutora.

Conforme Caiane Luiza Niemeyer, que resgatou o animal, em parceria com a também protetora independente Loreci Klafke e com a polícia, Pirata tem Leishmaniose e estava muito ferido. “Ele já perdeu um olho pela bicheira [miíase], o outro vamos salvar. Ele estava anêmico, cheio de feridas, com carrapato. É desesperador”, relatou.

LEIA TAMBÉM: Operação integrada apreende equinos na estação da Corsan

Publicidade

A ação teve o apoio do Cartório dos Animais da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Santa Cruz do Sul. Responsável pela DP, a delegada Ana Luísa Aita Pippi descreveu a situação como “terrível”. “Resgatamos o cachorrinho juntamente com a protetora. A situação era terrível mesmo. Ele estava em sofrimento, precisava ser medicado com urgência, o que foi feito após o resgate”, ressaltou.

A proprietária do animal irá responder pelos maus-tratos. “A tutora não estava no local no momento do resgate, mas foi identificada e irá responder ao Inquérito Policial instaurado no Cartório para Animais”, destacou a delegada. O nome dela não foi revelado pelas autoridades.

LEIA TAMBÉM: Homem é preso por manter cachorro em situação de maus-tratos em Venâncio Aires

Publicidade

Como ajudar

O cachorro foi levado para uma clínica veterinária de Santa Cruz e passa por tratamento. As voluntárias, no entanto, precisam de ajuda para custear os cuidados com Pirata. “Ele vai fica internado vários dias ainda. Só o tratamento da Leishmaniose é R$ 1,5 mil. Fora os gastos extras com internação, exames, soro, coleira para doença, medicações, ração”, destacou.

A população pode ajudar de duas formas: participando de uma rifa ou por meio de vaquinha on-line. O número da rifa custa R$ 2,00 e os prêmios são um perfume (réplica) Lady Million e um perfume Ekos Natura Alma. O pix pode ser feito para a chave de celular (51) 9 8519-4069 – onde também é possível tirar dúvidas sobre a situação. Já a vaquinha on-line pode ser acessada NESTE LINK.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Polícia prende homem por maus-tratos a animais no interior de Santa Cruz

Publicidade

Se os valores ultrapassarem os custos do tratamento com Pirata, serão revertidos para ração e destinados a outros animais resgatados pela voluntária. A prestação de contas é realizada no perfil de Caiane Niemeyer no Facebook.

Atenção:

IMAGENS FORTES ⚠️

Animal perdeu um dos olhos em função da bicheira (miíase)
Pirata passou por atendimento inicial já na segunda-feira

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.