A 12ª edição do festival Canto Sem Fronteira foi realizada entre sexta e sábado, no largo do Centro Administrativo de Bagé. A composição vencedora foi a canção Poema a um sorriso lindo, com letra de Eliezer Tadeu de Souza e melodia de João Bosco Ayala Rodriguez e Robledo Martins, considerado o melhor intérprete. Paulinho Goulart e Daniel Zanotelli foram premiados pelo arranjo. No clarão da lua cheia ficou em segundo, com o melhor instrumentista Edilberto Bérgamo.
Luto em Guaíba
A comunidade tradicionalista campeira recebeu com choque a morte da laçadora Jéssica Toledo, de Guaíba, na Região Metropolitana, na última sexta-feira, 10. Ela sofreu um acidente durante um torneio de vaca mecânica na pista do Sindicato Rural da cidade, no último dia 5, e chegou a ficar internada no HPS, em Porto Alegre. A jovem integrava o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Gomes Jardim, de Guaíba.
Publicidade
Depois de quase dois anos sem eventos tradicionalistas presenciais, o Festival dos Festivais representou, de fato, uma retomada. Em todos os fins de semana seguintes ao evento que reuniu milhares de artistas em Santa Cruz do Sul, foram registrados eventos importantes, evidenciando o anseio dos gaúchos por esse tipo de atividade. Destaque para o FestXiru, realizado em Santa Maria nesse sábado, 9, e domingo, 10, pelo CPF Piá do Sul, que reuniu dezenas de grupos de dança, além de artistas individuais.
Presidente da Frente Parlamentar Mista do Tradicionalismo da Câmara de Passo Fundo, o vereador Evandro Meireles decidiu prestar uma homenagem a algumas costureiras dos “favos de mel” das bombachas. “A arte que realizam nas bombachas, chamada de favos, está em extinção. Por isso, merece a nossa valorização”, declarou.
Itinerante
Publicidade
O CTG Lanceiros de Santa Cruz lançou o projeto Enart Itinerante, financiado pela Lei Aldir Blanc, que coloca diversas manifestações culturais em pontos turísticos da cidade. O link para acesso é cutt.ly/rYD6MER.
Lambari
O perfil de Jairo Lambari Fernandes vai do campeiro ao romântico. Além dos singles, é possível conferir os álbuns De flor e luna, Buena vida, Cena de campo e Inéditas, esse com sete composições mais recentes dos festivais.
Publicidade
A Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, foi um marco para a música gaúcha, que mudou para sempre o cenário musical do Estado. No dia 22 de dezembro, um show no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, vai oportunizar um resgate dos 50 anos do evento. Com direção musical de Marcello Caminha e Marcello Caminha Filho, direção artística de Diego Müller e curadoria de Vinícius Brum, serão apresentadas 20 composições eternizadas na Califórnia.
A principal surpresa será por conta da parte cênica, que promete ser emocionante. Dentre os artistas, estarão Shana Müller, Ernesto Fagundes, Pirisca Grecco, João de Almeida Neto, Mauro Moraes, Luiz Marenco, Jari Terres, Neto Fagundes, César Oliveira, Rogério Melo, Analise Severo, Jean Kirchoff, Daniel Torres e Érlon Péricles.
No dia 4 de dezembro, a Cabanha Cerro Velho recebeu as provas do evento Redomão 20×20, em parceria com as cabanhas Mapuche e Videira.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Tropeiro por profissão
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.