Incentivar a leitura e valorizar os talentos da terra. Essa é a proposta de um projeto em curso na Biblioteca Pública Municipal Elisa Gil Borowski, que busca evidenciar a obra de poetas e escritores nascidos ou radicados em Santa Cruz do Sul. A ideia ganhou forma recentemente por iniciativa da escritora e artista plástica Valquíria Ayres Garcia, que instalou um mural em uma das salas do acervo, onde ficam expostas poesias para deleite do público visitante.
Quem quiser ir até a biblioteca para conhecer o projeto, encampado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), nestes meses de abril e maio, vai se deparar com uma seleção de poesias da jovem escritora e jornalista Paola Severo – o primeiro a ter seus textos em destaque foi o músico e compositor Renato Sperb -, reunidas nos livros Melodia Perversa (2019) e Atelophobia (2021), ambos editados pela Editora Gazeta, sendo esse último com recursos da Lei Aldir Blanc.
LEIA MAIS: Morre a escritora Lygia Fagundes Telles, aos 98 anos
Publicidade
Como conta Paola, não houve nenhum convite para que participasse do projeto. “Fiquei muito feliz, muito surpresa. A Val (Valquíria Ayres) só tinha me dito para vir na biblioteca, mas não disse o que era, e na sexta-feira, quando eu cheguei aqui, tava o cantinho ali pronto com as minhas poesias”. Para ela, a oportunidade de expor o trabalho em um espaço público vai ao encontro do objetivo de todo autor, o de ser reconhecido na própria terra. “Minha carreira é breve se comparada a de outros autores conhecidos. Tem ainda a questão de eu ser uma autora independente, mulher, então é tudo mais difícil porque faço desde o planejamento, a divulgação, até o pagamento, enfim, tudo com a minha equipe”, desabafou.
Na visão do coordenador de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Dinho Barbosa, para quem de modo geral a sociedade enxerga como cultura as manifestações de grande alcance, o projeto Cantinho dos Poetas chega para romper com esse estereótipo, incentivando e impulsionando a produção local. “Tem muito disso, o senso comum considera como cultura a cultura de massa, aqueles grandes shows, o que veem pela televisão, mas a cultura no seu cerne se dá com pessoas como a Paola, que trabalham dentro de nichos específicos, que não vão atingir uma multidão, mas que são de extrema importância para a manutenção do setor”, defendeu.
LEIA MAIS: Mostra Sesc de Cinema está com as inscrições abertas
Publicidade
Segundo Dinho, a Secult prepara outras novidades para o decorrer do ano. Uma das propostas que será viabilizada em breve é a gravação de vídeos com os escritores locais, comentando e falando sobre as criações. As produções serão feitas na biblioteca, em meio às estantes de livros, e, depois, publicado nas redes sociais para ampla divulgação.
Paola nasceu em Santa Cruz do Sul em 1992. Estudou Jornalismo e se formou na Unisc em 2016. Pós-graduou-se em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá em 2019 e completou recentemente um MBA em História da Arte na mesma instituição. Atua como repórter multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações desde 2013. Publicou os livros de poesia Melodia Perversa (2019) e Atelophobia (2021), ambos pela Editora Gazeta.
Na última sexta-feira, 1º, Paola lançou videopoemas que estão disponíveis no Youtube e nas redes sociais dela. São poesias autorais e imagens, intitulados 8 de Março, Tato e Diáspora, além de Atelophobia, uma compilação de 10 poemas curtos que integram o livro de mesmo nome. O projeto iniciou em 2021, quando foram realizadas as gravações. As criações unem poesia e audiovisual, com uma linguagem híbrida que rompe com os padrões estéticos.
Publicidade
A partir dos roteiros de Paola, os vídeos foram feitos pela equipe da produtora santa-cruzense Supernova Filmes, que realizou a captação e a edição das imagens. É possível entrar em contato com a autora pelo Instagram @paola.severo.71 ou pelo e-mail severo_paola@yahoo.com.br.
LEIA MAIS: Paola Severo lança videopoemas nesta sexta-feira
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.