Com o objetivo de abordar os benefícios, avanços e desafios em torno da utilização e do acesso de pacientes ao Cannabis medicinal, ocorrerá no dia 8 de dezembro o 1º Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal. O evento ocorrerá no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Está confirmada a participação de representantes de entidades, médicos, advogados, políticos e sociedade em geral. A abertura será às 8h30 e o encerramento às 11h30.
Os palestrantes irão abordar aspectos relativos aos benefícios do medicamento. Entre os painelistas estão os médicos Cynthia Caetano e Lauro Dutra. Integrantes da Associação Cannábica Medicinal (Ascamed), primeira entidade organizada gaúcha sobre o assunto, também irão participar, bem como representantes do laboratório Health Cann, entre outros.
LEIA TAMBÉM: STJ autoriza três pacientes a cultivarem cannabis para fins medicinais
Publicidade
Além dos palestrantes, serão apresentados depoimentos de cidadãos, como Cidinha Carvalho. Ela foi uma das primeiras a conseguir, através de medida judicial, o salvo-conduto para plantio da cannabis, com o objetivo de tratar a filha com síndrome de Dravet. Trata-se de uma doença genética rara, progressiva e incapacitante, também conhecida como epilepsia mioclónica grave da infância.
Segundo as idealizadoras e promotoras do simpósio, as advogadas Michele Martin, Cintia Lopes e Michele Brescia, no Brasil existem ao menos 490 mil pessoas que fazem uso da Cannabis medicinal, para o controle das mais diversas enfermidades. “Abrir um diálogo entre associações, médicos, pacientes e sociedade é mais do que importante, para desmistificar e trazer um alento para aqueles que já não possuem mais amparo da medicina tradicional”, ressalta Michele.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!