Na reta final da campanha, os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz vão intensificar os atos de rua nos próximos dias. O foco é captar votos entre os eleitores indecisos.
Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Methodus e divulgada pela Gazeta do Sul no fim de semana, o percentual de eleitores que ainda não decidiram em quem vai votar chega a 18,1% no levantamento estimulado (em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados) e a 41,2% no espontâneo (quando os nomes dos candidatos não são apresentados). Na prática, isso significa que, apesar da vantagem aberta por Helena Hermany (PP) e Alex Knak (MDB) sobre os demais concorrentes, o cenário ainda pode se alterar com a migração de eleitores de última hora.
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Conforme o diretor do Methodus, José Carlos Sauer, o volume de indecisos às vésperas da eleição é “impressionante” e deixa margem para surpresas, embora ele pondere que pode faltar tempo para grandes viradas. “Tudo pode acontecer. Qualquer evento externo pode mudar o resultado”, analisa.
A votação ocorrerá no dia 15. Segundo os coordenadores de campanha, o corpo a corpo deve ser a prioridade nessas duas últimas semanas, com caminhadas e visitas. Algumas campanhas devem também apostar em atos maiores, como carreatas.
O horário eleitoral gratuito segue até quinta-feira da semana que vem, mesmo dia em que será realizado o debate final na Rádio Gazeta 107,9 FM.
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A situação de cada concorrente
Alex Knak (MDB)
Segundo o coordenador da campanha emedebista, Matheus Ferreira, nos próximos dias o foco estará em caminhadas e reuniões com apoiadores. O programa exibido nessa terça-feira, 3, buscou reforçar a imagem de Alex como um homem ligado à família e captar votos no eleitorado feminino – a maior parte do espaço foi ocupado por sua esposa, Catarine Silva, que aparece ao seu lado em caminhadas por bairros e falando da admiração pelo marido. Ao final, Alex fala sobre o papel que a primeira-dama terá no governo. Ferreira também atribuiu o crescimento de Alex na última pesquisa à “receptividade à política limpa e propositiva” do candidato.
Carlos Eurico Pereira (Novo)
Nos próximos dias serão intensificadas as visitas aos bairros e a empresas, além das redes sociais – que compensam o tempo exíguo na TV – e o “bicicletaço” – que substitui a carreata e é uma estratégia para se diferenciar das frentes tradicionais. Sobre a queda de Carlos Eurico na última pesquisa, o coordenador da campanha, Grasiel Grasel, alega que há “vários casos” nos quais pesquisas “se provaram equivocadas”. Segundo ele, o grupo aposta nos eleitores que decidirão o voto na última hora. “Estamos trabalhando duro para conquistar esses indecisos”, salientou. O programa dessa terça de Carlos Eurico foi endereçado aos agricultores.
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Frederico de Barros (PT)
A campanha pretende priorizar visitas a apoiadores e lideranças na fase final da campanha, além de caminhadas e panfleteações, mas não haverá carreatas ou reuniões. Conforme o coordenador da campanha petista, João Pedro Schmidt, apesar da desvantagem de Frederico nas pesquisas de intenção de voto, há expectativa sobretudo em relação aos eleitores que não decidiram o voto. “Em função do alto número de indecisos, a eleição continua em aberto. Acreditamos que Fred e Manu irão ter cifras bem superiores nas urnas”, disse. O programa dessa terça de Frederico também teve como pauta a agricultura. Além de apresentar propostas para o setor, ele e a vice apareceram em localidades do interior e em conversas com feirantes.
Helena Hermany (PP)
Segundo um dos coordenadores da campanha progressista, Henrique Hermany, os próximos dias serão marcados por mobilizações de rua, com caminhadas e carreatas. Apesar de Helena liderar as pesquisas, Henrique afirma que é cedo para declarar vitória. “É bom estar na frente, mas queremos ganhar a eleição, não a pesquisa. Mais do que nunca, estamos buscando votos”, disse. Helena vem mantendo a mesma linha desde o início da propaganda em TV e rádio, com foco em apresentar o plano de governo. Os programas dessa terça abordaram transporte coletivo e políticas para idosos.
Irton Marx (Solidariedade)
A campanha estreou apenas esta semana no horário eleitoral gratuito, com um programa de 23 segundos que exaltou o projeto separatista: o vídeo mostrava uma montagem do prédio do Palacinho com bandeiras da fictícia República Rio-grandense hasteadas e uma marcha militar ao fundo. Segundo Irton, que coordena a própria campanha, não há previsão de atos de rua e a aposta é nos debates. “Tenho certeza de que temos muitos votos entre os indecisos”, alegou.
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Jaqueline Marques (PSD)
Segundo o coordenador Léo Schwingel, para os próximos dias está prevista uma “presença diária” da campanha nos bairros e, nos fins de semana, também no interior, com caminhadas e carreata. Schwingel também minimizou a desvantagem de Jaqueline nas pesquisas. “A campanha está se desenvolvendo de modo progressivo e nos levará à vitória nas urnas”, comentou. Diferentemente do tom incisivo da semana passada, nos programas dessa terça, Jaqueline não citou adversários e focou em exaltar obras executadas durante a gestão de Telmo Kirst – um deles foi inteiramente voltado aos investimentos realizados no setor de proteção dos animais.
Mathias Bertram (PTB)
Conforme o coordenador da campanha, Marcelo Moraes, a ideia é realizar atos de rua “cada vez maiores” nos próximos dias, com caminhadas, reuniões e ao menos outra carreata. “Nosso time vai cada vez mais buscar aquele eleitor que está indeciso”, frisou. Crítico em relação às pesquisas, Marcelo afirmou que o desempenho da chapa nas urnas “com certeza” será superior ao que os levantamentos vêm apontando. No programa dessa terça, Mathias se concentrou em três propostas, que envolvem pavimentação de ruas, auditoria do contrato da Corsan e reabertura do Hospitalzinho 24 horas. Também apareceu novamente ao lado do ex-deputado Sérgio Moraes.
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