Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Passo do Sobrado

Candidatos debatem com propostas e provocações

Confronto ocorreu entre os candidatos Edgar Thiesen, Nubia Andreia Kaufmann Bartz, Ivo Port e Evaldir Dettenborn

A Gazeta Grupo de Comunicações promoveu mais um debate entre candidatos a prefeituras de municípios do Vale do Rio Pardo. Nessa quarta-feira, 28, os prefeituráveis de Passo do Sobrado Edgar Theisen (PP/MDB/PSB), Evaldir Dettenborn (PSDB), Ivo Port (PT) e Nubia Kaufmann Bartz (PDT) estiveram no estúdio da Rádio Gazeta FM 107,9 para discutir seus projetos para o município no programa Radar, sob mediação do jornalista Rosemar Santos. Foi o terceiro programa para apresentação de propostas de candidatos da região. A Gazeta já realizou os debates de Vale do Sol, no último dia 21, e de Sinimbu, dia 23, e reúne os candidatos de Vera Cruz nesta sexta-feira, 30.

Os concorrentes à Prefeitura de Passo do Sobrado tiveram cerca de duas horas de programa, em três blocos. O segmento inicial foi de apresentações. No segundo, iniciaram os questionamentos entre os candidatos, também realizados a partir de sorteio. Evaldir Dettenborn iniciou questionando Ivo Port sobre “gastança pública”, dizendo que “determinado grupo” estaria contratando cargos em confiança (CCs) do atual governo.

LEIA MAIS: VÍDEO: assista ao debate entre candidatos à Prefeitura de Passo do Sobrado

Publicidade

Ivo respondeu que tem em seu plano de governo a proposta de cortar em 30% os CCs. “Se for necessário, a gente abre licitação para um contrato emergencial.” Evaldir comentou que o gasto com o funcionalismo é “exorbitante”. Disse que entre 40% e 45% do orçamento para gasto com o funcionalismo seria um bom número, e sobrariam recursos para investir no município.

A pergunta seguinte foi de Ivo para Edgar Theisen, que questionou sobre a arrecadação do Município, citando que apenas 25% do total arrecadado é de orçamento próprio. Edgar disse acreditar que o orçamento cairá ainda mais no ano que vem em virtude da pandemia, e que para gerar arrecadação pretende criar a Secretaria de Indústria e Comércio para atrair investidores. Ivo replicou com a proposta de colocar a fiscalização na rua, combatendo a sonegação de impostos. Na tréplica, Edgar criticou a intenção de aumentar a fiscalização, defendida por Ivo. O candidato do PP disse que o atual governo fechou o comércio local e empresas foram embora. “E vejo candidato atacando o comércio local”, disparou.

Segundo a ordem do sorteio, o candidato Edgar perguntou para Nubia Bartz quais projetos ela propôs na área da Educação nos oito anos em que foi vereadora. A candidata afirmou que fez diversas indicações e participou do debate de vários projetos, dizendo que ainda é necessário fazer muito mais pela Educação. Citou a importância do transporte universitário no município e garantiu que vai buscar a contratação de professores, incentivos a creches, parcerias e oficinas. Prometeu ainda colocar a Educação Infantil nas escolas-polo do Município. Edgar respondeu que a candidata não tem projeto para a Educação. Ele disse que andou pelo interior e não percebeu nenhuma indicação sobre o transporte escolar. Citou localidades onde o ônibus não chega e apontou que a candidata teve oito anos como vereadora e secretária da Educação. Nubia respondeu que seu oponente desconhece o andamento da Câmara de Vereadores e que os parlamentares estão impedidos de fazer projetos que resultem em gastos para a Prefeitura.

Publicidade

LEIA MAIS: Quatro municípios da região terão debates na Rádio Gazeta

A pergunta seguinte foi de Nubia para o candidato Evaldir, que questionou sobre as ideias de seu oponente sobre o Plano Diretor. Evaldir deu exemplo do Loteamento Ferreira. Disse que “empresários estão se locupletando com recursos do Município” e que a população é que irá pagar pela pavimentação. Afirmou também ser de extrema importância a regularização do lote urbano, para que todos consigam financiamentos via Caixa Federal. Nubia completou citando a importância de regulamentar o saneamento básico, regularizar o estacionamento na cidade, criar projetos de iluminação pública e revitalizar a praça do Bairro Harmonia. Na tréplica, Evaldir analisou que o saneamento da cidade está atrasado no tempo. “Há 28 anos o esgoto é jogado nos riachos, o que não pode ser aceito.”

Segundo bloco

Publicidade

No segundo bloco do programa, as perguntas entre os candidatos continuaram. Evaldir questionou Edgar dizendo que ele estaria prometendo empregos e a manutenção de CCs e de funções gratificadas (FGs). Edgar respondeu que sua coligação faz parte de um grupo novo, que não possui cargos direcionados e não prometeu cargos a ninguém. Evaldir, por sua vez, acusou seu oponente de prometer os mesmos cargos para diferentes pessoas em diferentes localidades. Edgar repetiu que não existem cargos e secretarias firmadas por sua coligação. Em seguida, Ivo perguntou a Nubia se iria manter o plantão de saúde 24 horas, caso eleita. Nubia prometeu retomar o plantão e ampliar o atendimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) até as 20 horas. Ivo disse que quando era prefeito, o marido de Nubia cobrava taxas por atendimento nos plantões, e questionou se ela manteria a prática. Nubia ressaltou que em seu governo o atendimento será gratuito, e emendou que foi o partido de Ivo que retirou os plantões do posto de saúde.

Em seguida, Edgar questionou Ivo sobre o estado das estradas do município. Ivo reconheceu que a situação das estradas é “vergonhosa” e que se ele estivesse na Prefeitura, isso seria diferente. Lembrou que a Prefeitura fez um empréstimo para aquisição de máquinas e que “o próximo prefeito só não irá fazer se não quiser”, se referindo à manutenção das vias. Na pergunta de Evaldir, sobre propostas de emprego e renda, Nubia prometeu a retomada da parceria com a Escola Família Agrícola e citou a necessidade de busca de novas empresas para se fixarem no município e a valorização do comércio local. Evaldir replicou lembrando que o homem do campo vive com poucas condições: “Hoje tudo pesa no agricultor. Não tem acesso, estrada, telefone, internet, e ainda paga tudo.”

LEIA TAMBÉM: Candidatos de Sinimbu trocam farpas no debate

Publicidade

Investimentos e falta de água

Em seguida, Ivo questionou o candidato Evaldir sobre as estradas de Passo do Sobrado. O representante do PSDB prometeu um corte de gastos de 15% no orçamento, o que segundo ele geraria um saldo de R$ 4 milhões anuais para a realização de investimentos. Na resposta, Ivo ressaltou que cobrará rendimento de seus secretários municipais e disse que é possível fazer um acesso por dia a propriedades rurais, o que pode representar cerca de 200 acessos em um ano. Evaldir lembrou que seu candidato a vice, João Regert, já fazia isso há 20 anos. Destacou que Regert é responsável pela criação de oito poços artesianos, enquanto os prefeitos seguintes fizeram apenas três em 20 anos.

Nubia perguntou na sequência ao candidato Ivo. Criticou o Partido dos Trabalhadores, dizendo que deixou obras inacabadas e que empresas saíram da cidade durante a gestão. Ivo respondeu que essas empresas não cumpriram com suas obrigações. O candidato ressaltou que alguns integrantes do atual governo hoje apoiam sua adversária. Nubia devolveu a provocação dizendo que o atual prefeito faz campanha para Ivo, e que o governo do PT “foi um desastre”. Na tréplica, o candidato petista afirmou que o grupo político da qual Nubia faz parte não sabe fazer uma política séria.

Publicidade

Na questão seguinte, Edgar levantou a importância da água no município. Evaldir respondeu falando novamente sobre os poços artesianos construídos pelo seu candidato a vice. Edgar ressaltou que alguns locais da cidade não têm água e que no seu plano de governo consta a criação de um reservatório de água para Passo do Sobrado, nos moldes do Lago Dourado, de Santa Cruz.

Edgar respondeu que tem notado a reclamação da população sobre falta de água. Disse que busca um estudo para fazer um reservatório no município.

LEIA TAMBÉM: Confira como serão as disputas nos municípios da região

Amanhã é a vez de Vera Cruz

O quarto e último debate com prefeituráveis do Vale do Rio Pardo ocorre nesta sexta-feira, 30, com os concorrentes ao Executivo de Vera Cruz.

A Gazeta Grupo de Comunicações promove ainda o debate final entre os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul no dia 12 de novembro, na Câmara de Vereadores.

LEIA TAMBÉM: Debate final entre os candidatos em Santa Cruz será à noite

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.