Santa Cruz do Sul se destaca como um importante polo audiovisual no Rio Grande do Sul e no Brasil, impulsionado por iniciativas como o curso de Audiovisual da Universidade, a presença de produtoras regionais ativas, o Festival Santa Cruz de Cinema e a Santa Cruz Film Commission.
Em agosto de 2024, a criação do Santa Cruz Polo Audiovisual (SCPA) formalizou esse ecossistema, fortalecendo as oportunidades no setor e contribuindo para o crescimento da economia criativa da região. O impacto do audiovisual vai além da cultura, estendendo-se ao turismo e à economia.
LEIA TAMBÉM: Balé russo se apresentará no teatro do Colégio Mauá
Publicidade
Em 2023 e 2024, as produtoras locais do SCPA captaram mais de R$ 10 milhões para a produção de séries e filmes, e a expectativa é de que esse impacto cresça ainda mais nos próximos anos, gerando novos postos de trabalho diretos para profissionais do setor, além de indiretos em setores como hotelaria, alimentação, transportes, marcenaria, confecções, entre outros.
Um marco significativo nesse processo foi a recente escolha de Santa Cruz do Sul, através da Santa Cruz Film Commission, como a melhor cidade para filmagens no Rio Grande do Sul, durante o prestigiado Festival de Cinema de Gramado. Este reconhecimento atrai o interesse de produtoras de outras regiões, resultando em novos investimentos.
LEIA TAMBÉM: Conheça mais sobre “Cida tem 2 Sílabas”, o melhor filme do 7º Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
Para garantir o apoio contínuo ao setor audiovisual, um Termo de Compromisso foi elaborado e apresentado aos candidatos à prefeitura de Santa Cruz do Sul. Este documento é essencial para formalizar o comprometimento dos candidatos em apoiar e fortalecer as iniciativas do ecossistema audiovisual da cidade.
Os candidatos João Pedro Schmidt (PT) e Sérgio Moraes (PL) assinaram o termo no dia 27 de setembro, reconhecendo seu compromisso com o fortalecimento do setor. A atual prefeita e candidata, Helena Hermany (PP), também destacou a importância do audiovisual ao assinar o documento no dia 2 de outubro. O candidato Francisco Carlos Smidt (Novo) desmarcou a reunião e, por isso, não assinou o termo.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Virgínia Cavendish fala sobre trajetória e dedicação ao cinema
Publicidade
Sobre o Santa Cruz Polo Audiovisual
O Santa Cruz Polo Audiovisual é uma rede colaborativa que visa impulsionar o desenvolvimento do setor na região, promovendo a qualificação da mão de obra e incentivando a produção autoral de qualidade. Com mais de 40 produtoras associadas, o SCPA trabalha para valorizar a pesquisa e a preservação da memória audiovisual, tornando a economia criativa cada vez mais relevante para Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.