Categories: Política

Candidatos a prefeito avaliam a primeira pesquisa eleitoral

Divulgada no fim da madrugada de ontem pela Gazeta do Sul, Rádio Gazeta e Portal Gaz, a primeira pesquisa de intenção de voto desta eleição agitou a corrida pela Prefeitura de Santa Cruz. Os números serviram de combustível para campanhas ainda mais movimentadas a partir de agora, quando faltam praticamente três semanas para a votação de 2 de outubro.

O levantamento encomendado pela Gazeta e realizado pelo Instituto Methodus – registrado na Justiça Eleitoral sob o número 01468/2016 – mostrou que Sérgio Moraes (PTB) lidera a disputa com 37,3% na pesquisa estimulada – quando o entrevistador apresenta os candidatos ao entrevistado. Em segundo aparece Telmo Kirst (PP), com 25,3% – 12 pontos percentuais de diferença –, seguido de Fabiano Dupont (PSB), com 6,3%; Gerri Machado (PT), com 2,3%; e Afonso Schwengber (PSTU), com 1,3%. Brancos e nulos somaram 9,3% e indecisos 18,5%, indicando que a disputa ainda está em aberto.

As entrevistas com 400 eleitores foram realizadas entre quinta e sábado da semana passada, ou seja, retratando aquele momento da campanha. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa mostrou que Telmo tem a maior rejeição (29,5%), seguido de Gerri (26%), Afonso (23,8%), Sérgio (23,5%) e Fabiano (11,3%). Chama atenção que 36,3% dos entrevistados não rejeitam nenhum candidato e que 40,3% admitem que ainda podem mudar a sua escolha ao longo da campanha.

Publicidade

Ouvidos ontem pela Gazeta, os cinco candidatos apresentaram diferentes análises sobre a pesquisa. Sérgio Moraes se disse positivamente surpreso com o resultado. Fabiano Dupont também comemorou, dando ênfase ao fato de ter o menor índice de rejeição. Telmo Kirst lembrou que, em 2012, também aparecia em segundo na primeira pesquisa da campanha e citou que o índice de indecisos é muito alto. Gerri Machado disse que se baseia “na opinião do eleitor nas ruas” e Afonso Schwengber que os números não retratam a realidade.

O que disseram

AFONSO SCHWENGBER (PSTU)

Publicidade

Para o candidato, os índices apurados pelo Instituto Methodus não retratam a realidade. “Não é o que a nossa campanha vê nas ruas. Não digo somente no âmbito da minha candidatura, mas dos outros também”, observa Afonso. Ele ainda criticou a pesquisa eleitoral divulgada nessa quinta. “As pesquisas são incapazes de mostrar a intenção do eleitor. Elas mais confundem do que esclarecem a população”, acredita o candidato à Prefeitura pelo PSTU.

FABIANO DUPONT (PSB)

O socialista comemorou o resultado da pesquisa e acredita que sua campanha está crescendo. “Eu ainda sou um pouco desconhecido para parte do eleitorado. Ter atingido esse índice demonstra que a candidatura está se fortalecendo conforme as pessoas me conhecem.. Ele avalia que a propaganda de rádio e televisão foi decisiva para alcançar 6,3% na pesquisa. “As pessoas estão entendendo nossas propostas e acreditando que é possível ganhar”, conclui Fabiano.

Publicidade

GERRI MACHADO (PT)

De acordo com o petista, sua campanha não analisa as pesquisas divulgadas. “Nos baseamos na opinião do eleitor nas ruas. Estamos sendo muito bem recebidos pela população e é nisso que confiamos”, afirma Gerri. Ele também acredita que a candidatura está crescendo no município. “Estamos conquistando a população. Tenho certeza que os eleitores não se baseiam em pesquisas, mas sim na capacidade do candidato”, ressalta.

SÉRGIO MORAES (PTB)

Publicidade

Liderando a primeira pesquisa desta eleição, Sérgio Moraes se diz satisfeito com o resultado. “Sabíamos que o nosso trabalho iria ser refletido na escolha do eleitor, mas os números nos surpreenderam bastante, de forma positiva”, garante o petebista. Ele acredita que os números são reflexo ainda do trabalho realizado quando era prefeito (1997 a 2004). “Estamos colhendo os frutos da nossa gestão. O povo se lembra do meu modo de governar e sabe comparar”, acrescenta.

TELMO KIRST (PP)

O atual prefeito comparou a pesquisa divulgada ontem com a primeira realizada na campanha de 2012, quando ele também estava em segundo lugar. “A situação agora é praticamente igual se considerarmos a margem de erro”, ressalta Telmo. O prefeito ainda enfatizou que 43,8% dos eleitores, na pesquisa espontânea, ainda se dizem indecisos. “A eleição está totalmente indefinida, somente lá na frente, no dia 2 de outubro, quando povo ir às urnas, é que saberemos o que acontecerá”, finalizou.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.