O candidato Mauro Azambuja de Souza, 49 anos, foi preso na manhã desse domingo, 4, em Santa Cruz do Sul. Ele teria ido até a residência da companheira e a ameaçado de morte. Ainda teria jogado o carro contra o portão da moradia. Por isso, foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Dr. Mauro, como é conhecido, é médico e disputa as eleições à Prefeitura de Vera Cruz. Candidato ao cargo de vice-prefeito, ele integra a mesma chapa que Cira Kaufmann, candidata a prefeita. Ambos são do Partido dos Trabalhadores (PT).
A Brigada Militar de Santa Cruz do Sul atendeu a ocorrência no início da manhã. O candidato foi enquadrado pela Lei Maria da Penha. A BM e a Polícia Civil não divulgaram a identidade do político, no entanto, o próprio partido já informou que irá se manifestar ao longo do dia sobre o caso. Ele teria chegado em casa por volta das 8 horas e teria ameaçado a mulher. Em seguida, tentou invadir a residência, jogando o carro contra o portão.
Os policiais militares foram acionados e ele foi conduzido à DPPA, onde foi lavrado o flagrante por ameaça e danos, envolvendo violência doméstica. Dentro do veículo do preso foi encontrado um machado que foi apreendido pela polícia. O Presídio Regional confirmou que o político chegou à casa prisional na tarde desse domingo. O caso será investigado pela equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz.
Publicidade
Procurada pelo Portal Gaz, Cira Kaufmann informou que está em reunião com o PT e durante a tarde se reunirá ainda com o PDT. Depois disso, a candidata irá se manifestar oficialmente sobre o caso. Em registros envolvendo violência doméstica, o Portal Gaz costuma manter o nome dos envolvidos em sigilo, como forma de preservar as vítimas. No entanto, como o crime é atribuído a um candidato, se mantivéssemos o nome em segredo colocaríamos sob suspeita a conduta dos demais políticos, que disputam o mesmo cargo público.