Um dos municípios mais afetados pelas chuvas intensas registradas nas últimas horas é Candelária. No município, há rodovias interditadas, devido a deslizamentos e transbordamento de rios, e famílias aguardam resgate nos telhados das casas, em localidades como Linha do Rio e Rebentona. A área central da cidade também tem alagamentos.
De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil estadual no início da noite desta terça-feira, 30, oito pessoas estão desaparecidas. As pessoas que precisaram deixar as suas residências serão recebidas no Ginásio do Colégio Medianeira.
LEIA TAMBÉM: AO VIVO: acompanhe as últimas atualizações da enchente no Vale do Rio Pardo
Também há desaparecidos no município de Encantado, no Vale do Taquari. São seis até o momento. Lá houve, ainda, um deslizamento de terra no Bairro Jacarezinho, que acabou soterrando quatro pessoas. Uma ficou ferida.
Em Pantano Grande, foi registrado um óbito, ocorrido devido a um choque elétrico.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo decreta situação de emergência
Confira outros problemas causados pela chuva intensa no Estado:
- Aceguá
Até o momento 20 casas na área urbana e rural, tiveram os telhados danificados, pela ação de vendaval, bem como diversas casas alagadas, estradas vicinais interrompidas, decorrentes do período de chuvas intensas.
- Amaral Ferrador
Município sem energia elétrica desde a madrugada, rios menores transbordaram.
- Bom Jesus
Trinta residências com danos devido a vendaval. Está sendo realizada a distribuição de lonas às famílias atingidas.
- Cachoeirinha
Desalojados chegam a 16. Um abrigo está sendo montado. Há sinalização em algumas vias interditadas devido a alagamentos. Estrada do Nazário, que faz divisa com Esteio está interditada, pois houve o transbordamento do Arroio Sapucaia. Cinco residências foram evacuadas devido a risco de desmoronamento no Bairro Betania e encaminhados à casa de familiares. Foram fornecidas lonas para oito residências.
- Cerro Branco
Há 28 desabrigados. Sete famílias foram retiradas de suas residências devido às chuvas intensas e ao rio estar subindo rapidamente. Elas foram direcionadas para o ginásio municipal.
- Cerro Grande do Sul
Quatro pessoas estão desalojadas. Há alagamentos em estradas, residências e patrimônios públicos; estradas e pontes avariadas; queda de postes e pontes em estradas vicinais; muitas propriedades rurais isoladas pelos alagamentos.
- Cruzaltense
Alameda Boavista no Bairro Nuck, teve quatro casas atingidas. Sem vítimas ou feridos. As residências foram interditadas até avaliação do técnico e os moradores encaminhados para casas de parentes.
- Encruzilhada do Sul
Duas pessoas estão desalojadas. Sete residências foram inundadas pela água, sendo que uma corre risco de desabamento. Três casas tiveram problemas nos telhados e fora cobertas com lonas. Um raio atingiu duas residências e houve princípio de incêndio, mas foi controlado pelos Bombeiros.
- Estância Velha
Foi registrado deslizamento de terra e queda de dois muros, o que causou interdição parcial de uma residência. Há sete pontos de alagamento e seis casas inundadas.
- Herveiras
Dois imóveis ficaram alagados no Centro.
- Imigrante
Quatro pessoas estão desalojadas. Vários pontos de estradas estão alagados.
- Júlio de Castilhos
Um silo acabou caindo na BR-158, causando bloqueio total da pista. O Corpo de Bombeiros está trabalhando para desobstruir a via. Há registro também de árvores caídas.
- Mato Leitão
Oito casas e uma indústria parcialmente destelhadas.
- Monte Alegre dos Campos
Vinte casas tiveram danos devido ao vendaval. Estão sendo distribuídas lonas às famílias atingidas.
- Nova Bréscia
Cidade está sem energia elétrica, com pontes e estradas danificadas.
- Novo Hamburgo
Sem luz em alguns bairros.
- Parobé
Há 28 desalojados. Duas residências tiveram sérias avarias e cinco correm risco.
- Paverama
Devido às fortes chuvas, no interior da cidade, na localidade de Morro Azul, um veículo, ao tentar passar por local alagado, foi arrastado pela correnteza. Duas pessoas estavam no veículo. Os corpos de um homem de 69 anos e outro homem de 65 foram encontrados.
- Pelotas
Sete residências tiveram problemas no telhado, uma por alagamento e outra com desabamento de uma laje. Também foram registrados alguns alagamentos na área urbana e rural da cidade.
- Quaraí
Há oito desabrigados e 41 desalojados.
- Rio Pardo
Foram realizado 19 atendimentos, com entrega de lonas. Houve, ainda, transbordamento de bueiros e queda de um muro.
- Santa Tereza
Ponte que liga a área central à Linha José Júlio e São Valentim foi levada pela força das águas do Rio Taquari.
- Santana da Boa Vista
Das três estradas que dão acesso ao interior do município, duas já estão interrompidas e uma com risco para circulação. Uma escola do interior informou impossibilidade de acesso, devido a rachaduras nas cabeceiras de pontes nas estradas.
- São Leopoldo
Foi registrada a queda de árvores, de dois muros, 30 destelhamentos, danos na rede elétrica, e diversos pontos de alagamento.
- São Sebastião do Caí
Desabrigados são 182.
- Sobradinho
Há 20 pessoas desabrigadas.
- Taquara
Um raio atingiu uma casa, no Bairro Empresa, em Taquara, causando um incêndio. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a descarga elétrica derreteu eletrodomésticos e queimou a cozinha e a sala da família. Ninguém ficou ferido.
- Vale Real
Deslizamento de terra na ERS-452, na altura do quilômetro 16. A rodovia está em meia pista.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Heloísa Corrêa Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.