Regional

Candelária recebe mapeamento de áreas de risco nesta semana

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) avança com a ação emergencial para mapeamento de áreas de risco em municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas em maio de 2024. Nesta semana, especialistas em prevenção de desastres atuam nas cidades de Candelária, Cachoeira do Sul e Ivorá. Os municípios de Restinga Seca e Dona Francisca também serão contemplados nesta etapa da campanha.

A ação emergencial atenderá 93 municípios gaúchos até 2025. Essas cidades estão entre as mais afetadas pelas enchentes de maio de 2024 e em estado de calamidade pública. Com esse trabalho, o SGB busca levantar informações para apoiar as medidas de prevenção a desastres e proteger a população em caso de novos eventos climáticos extremos.

LEIA TAMBÉM: Abandonada, VRS-858 se tornou um símbolo do descaso do poder público

Publicidade

“Os gestores municipais terão subsídios técnicos para a tomada de decisões que podem ser para o planejamento territorial, para algum tipo de intervenção que pode ser estrutural, como obras de contenção. Além disso, terão subsídios técnicos para inibição da ocupação dessas áreas de risco”, explica o chefe do Departamento de Gestão Territorial, Diogo Rodrigues.

Trabalho em campo

Nesta etapa da ação emergencial, pesquisadores percorrem os territórios dos municípios, com apoio das defesas civis e da população, para identificar e caracterizar as áreas com risco alto ou muito alto de movimentos de massa (como deslizamentos) e inundações. O levantamento permitirá identificar onde estão moradias ou outros tipos de estabelecimentos com risco de sofrer danos em caso de desastres e as áreas que necessitem de intervenções.

LEIA TAMBÉM: Parcela prorrogada do IPTU deve ser reimpressa até a próxima segunda-feira

Publicidade

A atividade do SGB é norteada pela Lei 12.608/2012, que atribui ao governo federal o dever de oferecer apoio aos municípios e estados que não possuem capacidade técnica para essa atividade essencial à prevenção e resposta a desastres.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.