Na manhã deste sábado, 5, foi realizada, no plenário do TRE-RS, a cerimônia de definição das seções eleitorais que serão submetidas à auditoria da votação eletrônica nas Eleições Municipais de 2024. A escolha foi feita através de sorteio. Dentre os municípios da região, haverá auditoria em seções de Candelária, Pantano Grande e Encruzilhada do Sul.
Desde 2002, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que todos os Tribunais Regionais do país realizem o procedimento nas urnas utilizadas no dia da votação, no âmbito de suas circunscrições. “É fundamental que seja difundida que a urna eletrônica não deixa margem para qualquer insegurança”, conclamou o desembargador eleitoral Nilton Tavares da Silva.
LEIA TAMBÉM: Saiba como baixar o e-Título; prazo termina neste sábado
Publicidade
O procurador Alexandre Gavronski recordou que já foi servidor do TRE-RS, “a instituição onde aprendeu a servir o público”. Fez uma veemente defesa da confiabilidade do sistema de votação eletrônico. “A transparência da Justiça Eleitoral é essencial para comprovar a sua credibilidade”, defendeu ele.
O servidor Fabrício Lena, membro da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, fez um breve relato sobre o desenvolvimento do sistema de votação eletrônica. E, em seguida deu início ao sorteio das urnas eletrônicas, dentre as 165 zonas eleitorais de todo o estado. Foram sorteadas 27 seções eleitorais para o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, dentre estas, duas destinadas ao Teste de Integridade com Biometria, e oito para o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.
LEIA TAMBÉM: Coligação pede inelegibilidade de candidato adversário, mas juíza indefere solicitação
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.