Regional

Enart 2023: Candeeiro da Amizade é o único representante da 5ª RT na Força A

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, vai disputar a final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) na modalidade Danças Tradicionais Força A. E em 2023 será o único representante da 5ª Região Tradicionalista (RT) nesta categoria. O evento acontecerá entre esta sexta-feira, 24, e domingo, 26, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O grupo vera-cruzense, por sua vez, vai subir ao palco montado no Ginásio Poliesportivo na manhã de sábado, 25.

A apresentação da invernada adulta promete mostrar força, determinação e a capacidade de se reinventar, segundo a dançarina e instrutora Bruna Kohl. Ela relembrou que, após ser campeão da Força B, em 2019, o grupo, assim como outros no Estado, precisou encarar o hiato do festival, em razão da pandemia de Covid-19. Isso fez com que o grupo estreasse na Força A somente no ano passado, quando a competição foi retomada.

LEIA TAMBÉM:

Nesse sentido, Bruna conta que não foi fácil construir o trabalho que culminará na apresentação deste fim de semana. “Tivemos que montar muitas danças e ainda melhorar as que já tínhamos”, disse. Para tanto, os ensaios acontecem, geralmente, três vezes por semana. Na reta final, vislumbrando uma boa performance neste sábado, a preparação foi intensificada. “Aos domingos, por exemplo, ensaiamos de seis a sete horas”, relatou.

Publicidade

O CTG Candeeiro da Amizade será o sexto grupo a dançar na manhã de sábado, o que deve acontecer por volta das 10 horas. “Ninguém gosta muito de dançar pela manhã e o bloco é difícil”, analisou. Dentre oito invernadas, somente quatro vão garantir vaga para a finalíssima, a ser disputada no domingo. Um dos concorrentes, por exemplo, é o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, atual campeão do Enart.

LEIA TAMBÉM:

Candeeiro está mais maduro

No Enart do ano passado, o CTG Candeeiro da Amizade teve muitas estreias de dançarinos. Já neste ano, a maioria já tem experiência nos palcos da vida. “Sentimos o grupo mais maduro, com mais personalidade”, afirmou. Esse sentimento, segundo Bruna Kohl, não foi abalado pela mudança de personagem, que ocorreu após a classificação na inter-regional de Cacequi, disputada em agosto. Desde então, os 15 pares estão focados na nova temática.

A proposta, intitulada Pampa, Pietá! foi apresentada em pré-estreia realizada na última quarta-feira, 15, a familiares e amigos dos integrantes da invernada adulta. A ideia é retratar o Rio Grande do Sul no período logo após a Revolução Farroupilha, o recomeço das famílias gaúchas. Para embalar os dançarinos, as músicas coreografadas são Pampa Pietá, premiada na Califórnia da Canção Nativa há 35 anos; e Luz e Sonho.

Publicidade

LEIA TAMBÉM:

A expectativa é emocionar o público. “Acredito que seja algo bem diferente para a região”, pontuou Bruna. E por falar em região, a dançarina de Vera Cruz diz ser gratificante poder representar a 5ª RT. “Mas também é uma responsabilidade”, sublinhou. Além de moradores da Capital das Gincanas, o Candeeiro da Amizade também conta com integrantes que residem em Santa Cruz, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul e outros municípios do Estado. “Notamos a dificuldade de manter os grupos, em especial na nossa região. Não queríamos que fosse assim, porque é importante manter viva a nossa tradição”, finalizou.

Captação de recursos

Para custear a manutenção da invernada adulta do CTG Candeeiro da Amizade, um projeto de captação de recursos está ativo. Os valores podem ser destinados através do imposto de renda. “Nosso projeto é para dois anos e ainda estamos buscando recursos para auxiliar neste ano”, explica a dançaria e instrutora Bruna Kohl. Segundo ela, caso algum empresário tenha interesse, pode entrar em contato com os integrantes do grupo para saber mais sobre o assunto.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.