Categories: Geral

Câncer de pele é o mais frequente no Brasil

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove em todo o Brasil, neste sábado, o Dia C, com atividades que marcam o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Conforme a médica dermatologista Tânia Maria Zuquetto de Almeida, esse tipo de câncer é o mais frequente no País, causado pelo excesso de exposição solar. O Rio Grande do Sul é o estado com os maior número de casos da doença – somente no ano passado, o índice gaúcho foi de 17,72%, bem acima da média nacional, de 13,33%. Em Santa Cruz do Sul e região, onde se concentram muitas pessoas de pele clara, que sofrem exposição solar em razão do trabalho na agricultura, os cuidados são fundamentais.

“A exposição solar inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de pele”, explica. Se a pessoa tem qualquer um dos fatores que podem provocar a doença, é indicado que faça o exame preventivo, que neste sábado será oferecido gratuitamente no Hospital Ana Nery. “Outra forma de avaliar o risco é através da calculadora de risco para câncer de pele, disponível no site da SBD.” Tânia ressalta que o problema pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, e também como uma ferida que não cicatriza.

A regra do ABCDE ajuda na identificação de uma lesão maligna e sinaliza quando um dermatologista deve ser procurado: A, lesão assimétrica; B, bordas irregulares; C, alteração de cor; D, diâmetro maior que seis milímetros, e E, elevação ou modificação da lesão. “A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos e a maioria dos casos está associada à exposição ao sol ou ao uso de câmeras de bronzeamento”, ressalta. Para uma prevenção solar efetiva, há várias recomendações, a começar pelo horário de exposição: deve-se evitar o sol entre 10 e 16 horas.

Publicidade

Além disso, é importante usar chapéu, óculos escuros e camiseta e aplicar o protetor solar corretamente, mesmo em dias frios e nublados, preferencialmente 30 minutos antes da exposição – com reforço a cada duas horas em períodos de sol intenso ou a cada quatro horas nos demais dias.

A SBD orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões do corpo de difícil visualização. O site www.sbd.org.br apresenta orientações sobre a prevenção e tratamento da doença.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.