Mais duas a três semanas para que a nova canalização implantada na vila de São Martinho esteja totalmente concluída. A obra deverá solucionar de vez o problema da vazão das águas, em uma área de intersecção entre dois arroios. No segundo semestre de 2015, o grande volume de chuvas ultrapassou a capacidade das tubulações existentes à época e fez com que a água passasse por cima da estrada que leva ao distrito de Alto Paredão, nas proximidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cardeal Leme, destruindo parte da pavimentação.
Com a instalação de tubulações bem maiores que as existentes no local – 45 galerias de concreto armado, com 1,5m de largura por 1m de altura – a capacidade de vazão das águas vai quadruplicar. As intervenções iniciaram em fevereiro deste ano. A Secretaria Municipal de Obras e Viação está concluindo agora as alas de proteção do bueiro que deverão consumir cerca de 4 mil unidades de pedra grês.
Na avaliação do prefeito Telmo Kirst, que acompanhou os trabalhos da equipe de Obras, nesta terça-feira, a intervenção é maior do que a inicialmente prevista, suficiente para evitar novos desastres. “É uma obra grande, mas que com certeza vai solucionar o problema”, disse.
Publicidade
Também acompanharam a movimentação de máquinas e funcionários no local, o subprefeito de Monte Averne, Mauri Frantz, e o engenheiro civil da prefeitura, Leandro Kroth. Após a conclusão das alas, com 2 metros de altura cada, serão instalados os guarda corpos e, na sequência, o trecho de aproximadamente 50 metros de extensão será recuperado com pavimentação asfáltica. O valor total da obra, incluído o asfalto é de cerca de R$ 75 mil, em recursos próprios do município.
This website uses cookies.