O Campeonato Brasileiro de Futsal para surdos em Santa Cruz do Sul iniciou nessa sexta-feira, 21. A cerimônia de abertura ocorreu no Poliesportivo, onde são disputados os jogos que vão até este domingo, 23. O ginásio Jaime Fernandes de Siqueira, antigo ginásio do CIE, também vai receber as partidas. Ao todo, são mais de 200 surdoatletas vindos de diversas partes do Rio Grande do Sul, como também do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Amazonas, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM: Brasileiro de futsal trará mais de 200 surdoatletas para Santa Cruz do Sul
A presidente da Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, agradeceu o apoio de todos que trabalharam para a realização do campeonato. “O esporte precisa ser valorizado. As instituições precisam ver que não somos menos porque somos deficientes, nós temos capacidade. Se não fosse pelo apoio, estaríamos todos em casa, por isso é muito importante incentivar o esporte.”
Publicidade
Conforme Diana, a competição na modalidade Master servirá de parâmetro para convocação dos atletas que irão participar do Mundial da categoria. O torneio será realizado pela primeira vez no Brasil, em julho de 2024.
LEIA TAMBÉM: Sinimbu terá representantes no Brasileiro de jiu-jitsu
O secretário de Relações Institucionais e Esporte, Everson de Bello, disse que a realização dos jogos com surdoatletas é a coroação de um mês em que diversas ações pela inclusão foram realizadas. “A nossa trajetória de atividades inclusivas e a nossa vocação para eventos nos creditam a sediar atividades dessa natureza. Anunciamos dois novos investimentos na área, e é motivo de alegria para nós essa série de pautas positivas no que diz respeito à inclusão.”
Publicidade
Ressaltou que a participação do público é de grande relevância. “Precisamos desse engajamento e que as pessoas percebam o que estamos fazendo, até pra nos ajudar em eventuais correções e sugestões.”
LEIA TAMBÉM: Santa-cruzenses são convocados para Seleção Gaúcha de surdos
Entre os participantes, o clima era de integração e o sentimento, de inclusão. Para Laura Andreazza, o esporte faz toda a diferença em sua vida. Ela pratica futsal há seis anos e participa do Campeonato Estadual da modalidade por Caxias do Sul. “É importante para o empoderamento feminino. Ainda temos um grupo pequeno e precisamos de mais incentivo para que outras gurias venham participar”, avaliou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dia Nacional de Prevenção à Surdez salienta a necessidade dos cuidados
Paulo Alexander está no evento com uma missão dupla: ele irá defender os times masculino e masculino master da Federação Mineira Desportiva dos Surdos. Afirmou que espera ter um bom desempenho para conquistar novamente uma convocação para o Mundial Master do ano que vem, no Brasil.
O jogador considera o campeonato um momento emocionante de troca e reencontro com amigos. Ele destaca que atividades assim são importantes para estimular a prática esportiva entre a comunidade surda. “Temos muita força de vontade, não importa ganhar ou perder. O principal é a visibilidade e o incentivo ao esporte para surdos”, concluiu.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.