O Desafio da Gaspar vai encerrar o ano de eventos esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações no dia 22 de dezembro, com largada às 8 horas. A largada será no início da Rua Gaspar Silveira Martins, no Bairro Margarida, com chegada no Parque das Nascentes, no Jardim Europa. A prova é desafiadora pela característica do percurso, repleto de aclives e declives. As inscrições estão abertas no site Eventos Esportivos até o dia 20 de dezembro ou até atingir 100 participantes.
Juliana Araújo foi campeã em 2018 e 2023. A cabeleireira de 37 anos ainda foi vice em 2019 e 2022. Ela está disposta a conquistar o tricampeonato em 2024, na quinta edição do evento. “É uma prova que adoro. É curta e desafiadora pelas subidas. Só de ver já sobe a adrenalina. Estou treinando há 30 dias para encarar a corrida. Gosto muito e percebo que outros atletas também curtem o estilo da prova”, comentou Juliana.
Além de corredora, a atleta é uma excelente ciclista. Foi campeã do ranking gaúcho, da etapa de resistência em estrada e da etapa única contrarrelógio. É uma vitoriosa nas provas pelo Estado como representante do clube Santa Ciclismo. “Treino o ano todo no ciclismo, mas também estou inserida nas corridas. É divertido encerrar o ano com o Desafio da Gaspar. Fica a expectativa para ver quem serão as adversárias e como será a condição climática neste ano”, destacou.
Publicidade
LEIA MAIS: Desafio da Gaspar vai fechar o ano de competições no dia 22 de dezembro
Luciana Salvi, de 47 anos, é outra bicampeã. A secretária foi vencedora da prova em 2019 e 2023. Porém, ainda está em dúvida em relação à defesa do título. Acredita que precisará intensificar as atividades específicas para enfrentar as subidas. Luciana treina com o Kenya Club duas vezes por semana às 5h30, mas também faz a prática da corrida sozinha, sempre ao ritmo de uma playlist ouvida nos fones. Para o fortalecimento muscular e preparo físico, frequenta a academia quatro vezes por semana. “Precisa ter força nas pernas e fôlego para as subidas. A torcida de quem observa a prova nos incentiva até a reta final”, apontou.
No masculino, Jonas Oliveira Lopes é tricampeão, com vitórias em 2019, 2022 e 2023. As edições de 2020 e 2021 foram canceladas por conta da pandemia. Com um histórico vencedor na prova, o eletrotécnico de 28 anos entra na disputa como o grande favorito. “O desafio da Gaspar é uma prova muito desafiadora, principalmente nos quilômetros finais, por apresentar subidas muito fortes. É uma boa prova para quem busca um desafio não somente para o corpo, mas também para a mente. Para conseguir um bom tempo, o atleta deve ser rápido e, principalmente, resistente na subida. Espero que muitas pessoas venham se desafiar nessa prova, que é um símbolo de superação”, detalhou.
Publicidade
LEIA MAIS: Jonas Lopes e Juliana Araujo vencem o Desafio da Gaspar
Na primeira edição, em 2018, Juliano Cardoso Kommer foi o campeão. Proprietário da Empório dos Orgânicos, com 32 anos, o atleta está preparado e disposto a baixar o tempo de 16min16, repetido por Jonas em 2019. “Como atleta de alta performance, gosto de um desafio como esse. A altimetria é o diferencial. É importante manter um bom ritmo e busca a superação. Desejo que todos possam concluir. Não dá para exagerar no início. Tem que guardar energia para a parte final. Sofri com lesões durante o ano e não consegui a performance esperada. Quero retomar o alto nível em 2025”, salientou.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Realização: Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz
Promoção: Rádio Gazeta FM 107,9
Divulgação: Gazeta Grupo de Comunicações
Apoio: Faccin Bicicletas.com e João Dick Empreendimentos
Patrocínio: Município de Santa Cruz do Sul
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.