João Vitor Trindade Oliveira, de 21 anos, desfilou em carro aberto na tarde de sexta-feira, 25, em Rio Pardo, para comemorar o título mundial de jiu-jitsu, conquistado no último dia 12, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Faixa azul até 77 quilos, venceu as seis lutas disputadas na competição, sendo cinco por finalização.
O rio-pardense mora em Porto Alegre e treina na equipe Atos Guetho. Para disputar o Mundial, precisou fazer uma vaquinha online. “O desafio foi grande. Realizei o sonho de muitos anos. Me mudei para Porto Alegre há três anos para me dedicar. Foi uma competição duríssima. Agradeço a todos que me ajudaram na caminhada”, destacou.
Atualmente, o lutador é totalmente dedicado aos treinos. Mas precisou trabalhar como entregador quando chegou em Porto Alegre para conseguir se manter. Quando tornou-se o melhor atleta gaúcho no ranking, passou a contar com patrocínios. Além da melhora no desempenho, passou a ter exercícios mais intensos. A tabela de treinos chega a ter quatro momentos diários, com atividades de mobilidade, técnica e de preparação física. Além disso, João Vitor é professor e aproveita as aulas para revisar as técnicas com os alunos. “Conto com uma equipe excelente em Porto Alegre. Tenho um ótimo suporte para estar focado nos objetivos”, salientou.
Publicidade
LEIA MAIS: União Corinthians terá judocas na Copa Master
Em 2023, o campeão terá a disputa do Europeu em Paris no fim de janeiro. A competição é uma das quatro principais do jiu-jitsu, junto com o Brasileiro, o Pan-Americano e o Mundial. “Terei condições de participar das competições de nível Grand Slam e quero me dedicar para colocar o meu nome na história do esporte”, projetou.
Na Prefeitura, João Vitor desceu da picape e foi abraçado por amigos e familiares. A avó Heloísa Gonçalves Trindade e a tia-avó Ângela Ferreira não escondiam a emoção. O campeão foi parabenizado pelo prefeito Rogério Monteiro. “Sabemos que foram dias e noites de muita dedicação. Foi um título muito merecido. É um orgulho para Rio Pardo”, declarou.
Publicidade
Secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Tiago Mello foi professor de João Vitor. Ele relembrou que o atleta dormia na sala de aula, em razão da cansativa jornada de treinos. “Ele trabalhava, treinava forte e ia dormir de madrugada. Mesmo assim, frequentava as aulas. Agora virou exemplo para tantos jovens rio-pardenses”, frisou. Ao passar em frente à escola Ernesto Alves, na Rua Andrade Neves, João Vitor foi homenageado pelos professores e alunos.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade