O Grêmio enfrenta o Londrina na terça-feira, 28, às 19 horas, na Arena, pela 15ª rodada do Brasileiro da Série B. Depois de seis jogos com linha de três zagueiros e apenas um gol sofrido, a formação no 3-4-3 pode chegar ao fim na próxima rodada. Contra o CSA, o técnico Roger Machado alterou o sistema tático no intervalo, buscou o empate em 1 a 1 e criou melhores chances de gols na etapa final.
Prioridade para a janela de transferências, a figura de um articulador é aguardada entre os reforços. Enquanto isso, o treinador pode apostar novamente no colombiano Jaminton Campaz. O treinador não tem usado desde o início da partida jogadores com característica de armador desde a partida contra o Vasco, quando Benítez foi o titular. O argentino, no entanto, sofreu uma lesão no joelho e está no departamento médico.
“O Campaz que pisou na área, caiu na esquerda e gerou situações. Gostei da forma que nos comportamos com o meia centralizado, com o Campaz, e um volante mais atrasado. Penso que pode ser utilizado em outros momentos e em jogos dentro de casa que precisamos ter o controle técnico da partida”, explicou Roger.
Publicidade
Recentemente, dois nomes foram vinculados ao Grêmio: Diego Ribas, do Flamengo, e Mateus Vital, do Corinthians. Há duas semanas, o clube gaúcho procurou o Flamengo pelo meia de 37 anos, mas as conversas não avançaram. Já Vital, de 24 anos, entrou no radar. No entanto, quando foi perguntado sobre o jovem, Roger indicou que ele não tem as características exatas que o Grêmio procura.
No mercado em busca de um meia armador, o Grêmio sondou a situação de Nathan. O articulador, que está no Fluminense, mas pertence ao Atlético-MG, teve o estafe consultado por dirigentes gremistas. Porém, as conversas não evoluíram até o momento entre os clubes.
Contratado para ser titular, o jogador, revelado pelo Athletico-PR, posteriormente adquirido pelo Chelsea, da Inglaterra, jamais conseguiu se firmar no Rio de Janeiro. Na temporada, foram apenas 17 partidas, sendo 10 jogos como titular. Tanto com Abel Braga e Fernando Diniz, os treinadores cariocas em 2022, ele chegou a sobrar da lista de relacionados.
Publicidade
O elenco treinou neste domingo, 26, no CT Presidente Luiz Carvalho. Apenas o aquecimento foi aberto para acompanhamento da imprensa, mas houve indicativos de retornos de jogadores para o técnico Roger Machado. Quatro jogadores que foram vetados pelo departamento médico da última rodada estiveram presentes. Ferreira, Rodrigues, Villasanti e Thiago Santos, que, por motivos distintos, foram desfalques, trabalharam. O camisa 10 passará por um teste no último treino antes do compromisso, às 15h30 de segunda-feira, 27, para saber se poderá ficar no banco.
Rodrigues e Villasanti podem retornar, após serem baixas por quadros gripais, diretamente para a equipe titular. Neste caso, Natã e Lucas Silva perdem espaço. Por outro lado, o goleiro Brenno, que segue em recuperação de lesão na panturrilha direita, sentida em 7 de junho. O prazo inicial de afastamento era de 10 dias. Com isso, Gabriel Grando seguirá na meta gremista. Não retornarão ainda em virtude dos tratamentos de lesões musculares: o lateral Edilson, o zagueiro Kannemann, o meia Benítez e o atacante Elkeson. Todos só devem voltar após a segunda quinzena de julho.
Geromel e Diego Souza, que habitualmente são preservados em virtude da idade avançada, ambos possuem mais de 36 anos, participaram normalmente da movimentação. Eles são considerados líderes do elenco e referências dentro de campo. Há possibilidade também de Campaz entrar no time e mudar a formação do 3-4-3 para o 4-2-3-1. O sistema tático foi testado sem a presença dos jornalistas.
Publicidade
Em postagem nas redes sociais, o Tricolor brincou com o número 15, que será entregue ao volante Lucas Leiva no retorno. A apresentação será confirmada para a próxima segunda-feira, 27. Rodrigo Ferreira, antigo dono, passará a utilizar outra peça a partir do duelo diante do Londrina.
Sem atuar desde o fim da temporada europeia, e o término do seu contrato com a Lazio, Lucas Leiva estará disponível a partir do dia 18 de julho, dia da abertura janela de transferências. “O Lucas é um jogador com 15 anos de Europa, que quando me perguntaram a respeito eu disse que um jogador com o nível dele precisamos ter no grupo por vários motivos, pela característica, questão técnica, liderança, história. De todas as formas vai contribuir, e o treinador tem o dever de encontrar um lugar para um jogador desse nível atuar”, disse o técnico Roger Machado. “Acho que pode atuar de primeiro (volante), com o Bitello, com o Villa, jogar de segundo. Como disse, é um jogador que vai emprestar toda sua experiência e capacidade para nós a partir deste momento”, ressaltou Roger.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.