Categories: Política

Campanhas vão ser mais baratas este ano

As eleições municipais de 2016 vão ser mais baratas. Uma resolução publicada no fim de dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece um teto para os gastos das campanhas dos candidatos a prefeito e vereador.

Pela nova regra, criada na esteira da minirreforma eleitoral que foi sancionada em setembro pela presidente Dilma Rousseff (PT), o limite – que até então era fixado pelo Congresso Nacional a cada ano eleitoral ou nos próprios registros de candidaturas – será de 70% do maior valor declarado no pleito anterior. No caso de Santa Cruz do Sul, esse limite deve ficar em R$ 374,1 mil para os candidatos a prefeito, inferior ao custo das duas principais campanhas da eleição de 2012. Já para os candidatos a vereador o teto deve ser de R$ 29 mil. Os valores para cada município ainda serão atualizados pelo TSE até o dia 20 de julho.

Líderes partidários locais ouvidos pela Gazeta do Sul dizem ver a mudança com bons olhos. Um dos motivos é que a captação de doações vem sendo cada vez mais difícil, o que ficou evidente na eleição de 2014. A instabilidade na economia do Pais e o receio de serem associados a escândalos de corrupção vêm fazendo minguar os doadores, sobretudo empresários.

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.