A Philip Morris Brasil (PMB) promoverá uma série de iniciativas durante os meses de novembro e dezembro com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o descarte correto das bitucas de cigarro. Denominada Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, a ação iniciada em 2022 visa promover uma mudança no comportamento e atitudes de fumantes que, muitas vezes, desconhecem o impacto do resíduo no meio ambiente.
Como parte da proposta, colaboradores da empresa distribuirão bituqueiras portáteis nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, a atividade ocorreu nessa sexta-feira, 10. “O lixo das bitucas de cigarro é um problema que precisa ser resolvido. Com campanhas como essa, queremos incentivar os fumantes a adotarem hábitos mais responsáveis, que fortalecem a educação da população em geral e colaboram com as entidades governamentais para assegurar uma infraestrutura adequada de eliminação dos resíduos”, destaca Bruno Pinto, executivo de Relações Institucionais da PMB.
LEIA TAMBÉM: Proposta de médica de Santa Cruz vira projeto de governo
Publicidade
A campanha Nosso Mundo Não é um Cinzeiro está alinhada à meta global da Philip Morris de reduzir o lixo plástico dos produtos (que inclui a bituca de cigarro) em 50% até 2025. Ela já foi veiculada em outros países. No Brasil, em 2022, projetos-pilotos passaram por São Paulo, onde foram instaladas bituqueiras nas regiões da Avenida Paulista e Vila Olímpia, e pela Região Sul, onde houve distribuição de bituqueiras portáteis em praias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A campanha também ganhou um website, em português, com o objetivo de educar o público sobre o impacto ambiental causado pelo lançamento das bitucas em ruas, praças, praias, rios e outros ambientes.
De acordo com estatísticas, 61% dos cigarros são consumidos ao ar livre. Na natureza, as pontas ou guimbas, como também são conhecidas, podem levar até 15 anos no processo de decomposição.
LEIA TAMBÉM: Exclusão de professores de almoço em evento da Secretaria Municipal de Educação causa polêmica
Publicidade
Pesquisa realizada pela PMI com 12,8 mil pessoas de dez países, entre eles o Brasil, apontou que 25% dos fumantes adultos jogam as pontas de cigarro ao chão porque acham isso normal. Quando feito um recorte para o Brasil, a porcentagem sobe para 32%. O estudo também revelou que 75% dos pesquisados pensavam que os filtros de cigarro são feitos de algodão ou papel. Apenas 13% sabiam que a matéria-prima principal é o plástico. No caso do Brasil, só 4% dos entrevistados tinham esse conhecimento.
As conclusões da pesquisa reforçam a necessidade de campanhas de sensibilização para ajudar a mudar o comportamento dos fumantes. A cada segundo, aproximadamente 10 mil unidades desse resíduo são dispensadas de maneira inadequada em todo o mundo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.