Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos pela campanha Setembro Amarelo.
Em Lagoa Bonita do Sul, neste ano as atividades de prevenção e sensibilização desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, através do Serviço de Saúde Mental, se concentram nas Escolas Municipais, através do Programa Saúde na Escola, coordenado pela psicóloga Luciane Trojahn e a nutricionista Josiane dos Santos. Nos educandários, são realizadas palestras, rodas de conversa e atividades práticas com os alunos.
Já no próximo dia 26 haverá capacitação aos profissionais da rede municipal de saúde acerca do suicídio. O encontro, intitulado “Escutando o Silêncio”, receberá a médica Mariana Nozari, que falará sobre o tema. Durante o desfile cívico, os integrantes de Oficinas de Saúde Mental entregaram flores aos presentes.
Publicidade
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.
This website uses cookies.