As 14 unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) se mobilizam em torno do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa de forma regular, uma estatística muito abaixo do necessário.
LEIA TAMBÉM: Lei facilita localização de doadores de medula óssea cadastrados; saiba como funciona
A assistente social da unidade de Bento Gonçalves, Raiama Balestra, destaca a importância da data. “O despertar da sociedade é um desafio para as instituições responsáveis pelo abastecimento e controle do sangue, uma vez que o ato não é cultural no Brasil, devido à falta de informação e a existência de medos e preconceitos”, afirma.
Publicidade
Para contribuir com as doações, o procedimento é simples e sem custo. Basta se dirigir ao hemocentro ou hospital mais próximo e declarar sua intenção de ajudar. A cada sessão, 450 mililitros de sangue serão extraídos. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, de dois em dois meses, e mulheres três vezes ao ano, de forma trimestral.
LEIA TAMBÉM: Aapecan comemora 18 anos com festa para a equipe e pacientes
Para quem mora em Santa Cruz do Sul e região, o Hospital Santa Cruz possui o Banco de Sangue Hemovida. Para se tornar um doador, o interessado deve entrar em contato com a casa de saúde, por meio do telefone (51) 3056 2103 ou então pelo e-mail hemovidastacruz@terra.com.br.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.