O Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) realiza campanha para obter apoio ao trabalho de catalogação do material e objetos e para garantir o funcionamento do museu no próximo ano. A instituição hoje se mantém com a locação de dois pontos comerciais no Edifício Storck e com projetos da Lei Rouanet, que viabilizam a implantação de tecnologias museológicas modernas e a contratação de sete funcionários para dar continuidade às ações no acervo estimado em 80 mil peças. As pessoas físicas podem descontar 100% da doação dentro dos limites de 6% do Imposto de Renda (IR) a pagar e 4% para pessoa jurídica (com CNPJ).
O tesoureiro do Nucva, Flávio Seibt, explica que a entidade encontra dificuldade em captar doações para manter o projeto de catalogação em andamento. “Estávamos com oito funcionários trabalhando durante três anos, atingindo 20 mil itens catalogados, o que representa 60% do acervo, mas tive que demitir três para preparar a adequação à captação de recursos”, afirma. A doação de pessoa física pode ser efetuada até o dia 28 deste mês. O depósito deve ser identificado (CPF ou CNPJ) como doação na conta corrente bloqueada do Banco do Brasil número 91.414-2, na agência 0672-6, de Venâncio Aires. O comprovante deve ser destinado via e-mail para contato@museuvaires.com.br. Informações podem ser obtidas com Flávio Seibt pelo telefone (51) 99188 3172.
O Museu de Venâncio Aires foi fundado em 26 de outubro de 1994 pela comunidade, com grande número de doações de objetos e documentos. E sem qualquer dinheiro em caixa, apenas a ajuda da população, o Nucva comprou o histórico Edifício Storck, de 1.328 metros quadrados no Centro da cidade, por 500 mil dólares, pagos em 40 meses. Por isso, a visitação no local é gratuita. O acervo, subdividido em museu, arquivo histórico, hemeroteca, discoteca e biblioteca, foi tombado – junto com o Edifício Storck – pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Já há 20 mil itens catalogados, digitalizados, higienizados, imunizados, pesados, medidos, fotografados, empacotados e armazenados em segurança nas reservas técnicas desumidificadas, sendo dessa forma de fácil localização.
Publicidade
This website uses cookies.