Categories: Regional

Campanha pede doações para garantir atividades do museu em Venâncio Aires

O Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) realiza campanha para obter apoio ao trabalho de catalogação do material e objetos e para garantir o funcionamento do museu no próximo ano. A instituição hoje se mantém com a locação de dois pontos comerciais no Edifício Storck e com projetos da Lei Rouanet, que viabilizam a implantação de tecnologias museológicas modernas e a contratação de sete funcionários para dar continuidade às ações no acervo estimado em 80 mil peças. As pessoas físicas podem descontar 100% da doação dentro dos limites de 6% do Imposto de Renda (IR) a pagar e 4% para pessoa jurídica (com CNPJ).

O tesoureiro do Nucva, Flávio Seibt, explica que a entidade encontra dificuldade em captar doações para manter o projeto de catalogação em andamento. “Estávamos com oito funcionários trabalhando durante três anos, atingindo 20 mil itens catalogados, o que representa 60% do acervo, mas tive que demitir três para preparar a adequação à captação de recursos”, afirma. A doação de pessoa física pode ser efetuada até o dia 28 deste mês. O depósito deve ser identificado (CPF ou CNPJ) como doação na conta corrente bloqueada do Banco do Brasil número 91.414-2, na agência 0672-6, de Venâncio Aires. O comprovante deve ser destinado via e-mail para contato@museuvaires.com.br. Informações podem ser obtidas com Flávio Seibt pelo telefone (51) 99188 3172.

O Museu de Venâncio Aires foi fundado em 26 de outubro de 1994 pela comunidade, com grande número de doações de objetos e documentos. E sem qualquer dinheiro em caixa, apenas a ajuda da população, o Nucva comprou o histórico Edifício Storck, de 1.328 metros quadrados no Centro da cidade, por 500 mil dólares, pagos em 40 meses. Por isso, a visitação no local é gratuita. O acervo, subdividido em museu, arquivo histórico, hemeroteca, discoteca e biblioteca, foi tombado – junto com o Edifício Storck – pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Já há 20 mil itens catalogados, digitalizados, higienizados, imunizados, pesados, medidos, fotografados, empacotados e armazenados em segurança nas reservas técnicas desumidificadas, sendo dessa forma de fácil localização.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.